Uergs em Cruz Alta iniciou curso de extensão que reflete a alfabetização
Publicação:
A Uergs em Cruz Alta está realizando um curso sobre alfabetização que propõe a reflexão sobre a construção do conhecimento da criança através da observação, da pesquisa, da comparação, questionando assim os processos de repetição e memorização adotados por grande parte dos alfabetizadores. O projeto de extensão “Alfabetização Sem Demora Segundo Fundamentos da Psicogênese da Língua Escrita e da Leitura”, é realizado em parceria com a Uergs em São Luiz Gonzaga. As aulas tiveram início em março e ocorrem até junho.
A ideia da realização do curso surgiu dos relatos de bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) sobre o nível de qualidade da alfabetização de estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, tanto na escrita quanto na leitura. A mudança na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que antecipa o processo de alfabetização, também foi um incentivo para a ação.
“Propomos o curso de formação a fim de defender nossas convicções sobre infância diante da alfabetização e o letramento”, explica Armgard Lutz, coordenadora da ação. Para a professora, a alfabetização precoce acaba por “queimar” etapas importantes na formação das crianças, introduzindo uma forma de “cadernização” do ensino, caminhando na direção de uma alfabetização falha, mecânica e descuidada das reais necessidades dos estudantes nesse processo.
As aulas são ministradas pela professora Armgard Lutz, na unidade da Uergs em Cruz Alta.
Mais notícias
- Fundo verde com setas apontando para ambos os lados. Ao centro, sobre fundo branco, lê-se Mobilidade acadêmica Inerna. Abaixo, mulher jovem segurando duas setas que apontam para direita; ela está sobre um semi círculo verde.
- Foto de um auditório com várias pessoas sentadas em cadeiras azuis. No palco, 4 mulheres e 2 homens estão sentados em uma mesa com o logo da Famurs. À esquerda, uma mulher fala ao púlpito.
- Foto colorida de um jovem negro sorridente em frente a um notebook, com uma parede de tijolos aparentes e uma pia de cozinha ao fundo.
- Ao redor de uma mesa vista de cima, três pessoas seguram canetas enquanto estão com cadernos abertos em suas frentes. Sobre a mesa, há um tablet com um código de programação na tela, um smartphone e uma placa Arduíno.