Uergs em Montenegro realizou concerto com sons do cotidiano

A Unidade da Uergs em Montenegro foi palco do concerto “Pesquisa Sonora e Composição com Sons do Cotidiano”, no dia 12 de setembro. A apresentação é fruto do projeto de pesquisa de mesmo nome aprovado no edital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, com bolsa da Fapergs, e coordenado pela professora Cristina Wolffenbüttel. No concerto foram executadas composições musicais elaboradas pela professora e pelo bolsista do projeto, o estudante Henrique Pellin.

A pesquisa investigou as possibilidades do uso de sons no cotidiano em composições musicais. Para isso, foram realizadas coletas de som ambiente e, em seguida, a organização desses sons em categorias sonoras, o planejamento de composições baseadas nas sonoridades coletadas e, por fim, a elaboração e apresentação das composições.

O projeto ainda terá desdobramentos como a elaboração de uma proposta pedagógico-musical baseada na composição com sons da cidade, que deve ser desenvolvida em escolas públicas de Montenegro, além da elaboração de artigos científicos e uma exposição.