Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Uergs em Osório realiza 2° Seminário Internacional da Pós-Graduação em Educação

Publicação:

Seminário PPGED
Seminário conta com a presença de professores de Universidade do Brasil e do exterior - Foto: Ascom/Uergs

“Deslocamentos na educação contemporânea: desafios na docência” é o tema do 2° Seminário Internacional da Pós-Graduação em Educação, realizado de 8 a 10 de novembro na Unidade da Uergs em Osório.

 O evento tem o objetivo de discutir como questões atuais têm impacto no campo da educação. Inclusão, juventude, infância, linguagem, políticas educacionais e tecnológicas são algumas dessas questões que serão tensionadas nos três dias de evento. “Tencionar esses campos na interface com a educação nos coloca em uma posição de desafio para práticas normalizadoras no campo pedagógico”, diz Rochele Santaiana, professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação e coordenadora do evento.

 Além disso, o evento também é uma oportunidade de apresentar aos espaços escolares as pesquisas que são realizadas sobre educação. “As aprendizagens passam pelas experiências cotidianas e por aquelas construídas nos grupos de pesquisas. Portanto, uma forma de retorno para as comunidades escolares que nos permitem adentrar seus espaços institucionais para realizarmos nossas pesquisas”, relembra a professora Rochele.

 A segunda edição do Seminário Internacional do PPGED da Uergs é aberta à toda a comunidade.

 

Serviço

2° Seminário Internacional da Pós-Graduação em Educação – Deslocamentos na educação contemporânea: desafios na docência

 

Local: Câmara dos Vereadores de Osório (Abertura – Avenida Jorge Dariva, 1211 – Centro)

Data: de 08 a 10 de novembro

Hora: das 17h30 às 22h (dia 08)

           das 14h30 às 22h (dia 09)

           às 9h (dia 10)

 

Confira a programação do Seminário abaixo:

08/11 – quinta-feira (Câmara dos Vereadores de Osório)

17h30 – 19h: Credenciamento

19h – 19h30: Abertura

19h30 – 22h: Conferência de abertura “Docência: pesquisa e práticas no Brasil e na França” com Stephanie Gasse (Université de Rouen – França) e Simone Valdete dos Santos (Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRGS)

 

09/11 – sexta-feira (Unidade da Uergs em Osório/Litoral Norte)

14h30 – 17h: Mesa redonda I “Docência de Contemporaneidade: currículo, diferença e infância nas políticas educacionais com Eli Fabris (Programa de Pós-Graduação em Educação – Unisinos) e Maria Renata Alonso (Programa de Pós-Graduação em Educação – FURG)

17h – 18h: Rodas de conversa

18h – 19h: Atividades culturais

19h30 – 22h: Mesa redonda II “Desafios e possibilidades da docência no contexto Litoral Norte” com Elizete Bernardi (UFRGS – Campus Litoral) e Fabiano Bossle (Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano – UFRGS)

 

10/11 – sábado (Unidade da Uergs em Osório/Litoral Norte)

9h – Conferência de encerramento “A conjuntura das políticas de Pós-Graduação e suas relações com a docência” com Lucio Jorge Hammes (Unipampa) e Edla Eggert (PUCRS)    

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul