Uergs em Santa Cruz do Sul promove seminário sobre agroecologia e sementes crioulas

O evento incentiva o cultivo de sementes crioulas, cultivadas diretamente por agricultores.

A Uergs em Santa Cruz do Sul promoverá o III Seminário de Agroecologia do Vale do Rio Pardo. O evento tem como tema central a questão da preservação e manutenção das sementes crioulas – cultivadas junto à Agricultura Familiar –, e promove a troca de experiências entre a comunidade acadêmica, agricultores, profissionais técnicos da agricultura e a comunidade em geral sobre a importância para a agroecologia na região. As atividades acontecerão na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), nos dias 18 e 19 de outubro.

Na abertura, o biólogo Alexandre Bezerra Pires, representante na Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo), fará a palestra “Sementes crioulas, sementes da vida: saberes do campo”.

No dia 19, serão realizadas diversas oficinas relacionadas ao tema do evento, como a produção de Bokaschi; homeopatia e saúde popular comunitária; implantação e condução de sistemas agroflorestais; utilização de plantas alimentícias não convencionais (Pancs); diversidade, gênero, e juventude rural; educação do campo; e as políticas e possibilidades do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleapo). Cada oficina terá duração de duas horas, sendo que os participantes poderão participar de duas oficinas diferentes ao longo da manhã.

De acordo com o coordenador do evento, José Antônio Schmitz, as sementes atuais são cultivadas por grandes empresas e não envolvem o processo de seleção e mudança genética, responsável por adaptá-la às condições locais, como o clima, solo e formas de cultivo. Ele acrescenta que para incentivar a produção de sementes desenvolvidas diretamente pelos agricultores, eventos como o Seminário são fundamentais.

Durante o Seminário também haverá mostra e comercialização de produtos agroecológicos da região. O evento ainda contará com o Ciclo de Debates sobre Agricultura Familiar e Tabaco; painéis sobre experiências em Agroecologia e organização do Arranjo Produtivo Local da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo, Educação do Campo.

Serviço:

III Seminário de Agroecologia do Vale do Rio Pardo

Período: 18 a 19 de outubro de 2017

Hora: Dia 18, das 8h às 19h; dia 19, das 8h30 às 17h

Carga Horária: 20h

Local: Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). Rua Dom Antônio Reis, 308

Público alvo: estudantes, professores, agricultores, profissionais técnicos da agricultura e comunidade em geral.

Inscrições: de 2 a 18 de outubro

Informações: (51) 3715-6926