Uergs em Vacaria presta consultoria fitotécnica para agricultores familiares da região

site Clinica Vegetal
Projeto é desenvolvido em parceria com o IFRS e instituições ligadas à agricultura familiar.

Agricultores familiares da região dos Campos de Cima da Serra estão recebendo assessoria técnica, por meio de um projeto de extensão desenvolvido pela Uergs em Vacaria, que tem o objetivo de aumentar a diversidade do que é produzido nessas propriedades.  As ações do projeto “Clínica vegetal: consultoria fitotécnica para agricultura familiar no território dos Campos de Cima da Serra” são realizadas em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Emater, Fepagro, Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais de Vacaria e Muitos Capões, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Centro de Tecnologias Alternativas (Cetap).

Sob a coordenação de professores, os estudantes do curso de Agronomia – ministrado pela Uergs em parceria com o IFRS - visitam as propriedades semanalmente e auxiliam os agricultores na realização de diagnósticos e manejo de insetos praga e de doenças de plantas, além do manejo sustentável para a produção de pequenas frutas e de frutas nativas. Também é prestado suporte tecnológico para a apicultura.

O projeto foi aprovado pelo Edital de Extensão de 2016 do Ministério da Educação, e recebeu R$ 100 mil para aquisição de materiais, de equipamentos e para a oferta de cinco bolsas para estudantes envolvidos nas atividades.

De acordo com a professora Carla Bocchese, coordenadora do projeto, a assistência técnica e a extensão rural possuem um papel fundamental no diálogo entre os centros de pesquisa agropecuários e o mundo rural, e contribuem ativamente para o desenvolvimento rural. Porém, os agricultores familiares não dispõem de recursos para custear o auxílio de profissionais ligados a estas áreas e há poucos profissionais disponíveis na Emater e na Secretaria da Agricultura para atender a demanda. Partindo dessa observação, a iniciativa pretende difundir o uso da tecnologia na agricultura familiar e auxiliar na tomada de decisões relacionadas ao cultivo e ao plantio. Além disso, oferece uma formação mais completa aos estudantes e promove a integração entre instituições fomentando o ensino, a pesquisa e a extensão e o incentivo para o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas que contemplem as necessidades para o manejo de culturas da região.

Serviço:

Local: propriedades rurais dos agricultores

Público alvo: agricultores familiares da região dos Campos de Cima da Serra

Coordenação: Carla Bocchese