Uergs está entre as 250 melhores universidades dos países do Brics

Fachada de um dos prédios do Campus Central, com grama e vegetação à frente. à esquerda, um banner com fundo verde e, em letras brancas, a frase "Bem-vindos ao Campus Central". Acima, o logotipo da Uergs.
Campus Central, em Porto Alegre. - Foto: David Alves/Palácio Piratini
Por Daiane Madruga

Atualizada em 29/07/16 às 12h45.

A Uergs é uma das sete universidades gaúchas entre as 250 que estão no ranking que mede a qualidade do Ensino Superior nos países participantes do Brics, um grupo de cooperação formado pelo Brasil, Rússia, Índia e África do Sul. A Universidade ocupa a 151º posição.

As outras universidades gaúchas que estão no ranking são a Federal do Rio Grande do Sul (46ª), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (97ª), Federal de santa Maria (151ª), Universidade do Vale dos Sinos (201ª), Federal de Pelotas (201ª) e Federal de Rio Grande (201ª).

Um dos indicadores considerados na elaboração do ranking é o percentual de professores com doutorado. Dos 260 docentes da Uergs, mais da metade são doutores. também são considerados critérios como o mercado de trabalho (que equivale à metade da avaliação), reputação acadêmica, quantidade de alunos por professor, número de publicações dos professores e dos estudantes e número de docentes estrangeiros.