Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Uergs oferece curso de Língua Portuguesa para imigrantes venezuelanos

Publicação:

As aulas serão realizadas na Unidade em São Francisco de Paula
Curso iniciará em outubro. Foto: Glauber Cruz

Atualizada em 08/10/2018 - 14h04

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em agosto viviam no Brasil cerca de 30 mil imigrantes venezuelanos. No início de setembro, 125 deles vieram para o Rio Grande do Sul no processo de interiorização que também enviou imigrantes para outras cidades do interior do país.Afastados da Venezuela pelas crises econômica e política, eles atravessam a fronteira em busca de emprego e melhores condições de vida. 

Atento à importância da linguagem nesse processo de transição de um país e de uma cultura para outra, o curso de Licenciatura em Letras da Uergs promove o projeto “Desenvolvimento de Competências em Língua Portuguesa”. O curso tem o objetivo de contribuir para o aprendizado da leitura e da fala do português, contribuindo no processo de transição dos imigrantes. 

“Um dos maiores desafios para os imigrantes é o aprendizado da língua portuguesa, a dificuldade de comunicação por não poder estudar a língua. Essa dificuldade de comunicação os isola e tem efeitos no desempenho do trabalho e na busca de serviços”, diz a professora Magali Menti, coordenadora do projeto na Uergs. 

O curso terá duração de 10 aulas que ocorrerão no abrigo onde os venezuelanos estão hospedados até que consigam moradias, e serão ministradas por estudantes do Curso de Letras e bolsistas voluntários do projeto. 

Arquivos anexos

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul