Uergs participa de curso sobre formação em segurança alimentar e nutricional

tapes
Unidades de Tapes e de Cachoeira do Sul participaram do curso.

Atualizada às 13:57 do dia 13/12/2017.

Professores, estudantes e funcionários da Uergs participaram das atividades do curso de Formação em Segurança Alimentar e Nutricional desenvolvido em parceria pela Secretaria de Educação à Distância, o Observatório Socioambiental em Segurança Alimentar e Nutricional, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Uergs em Cachoeira do Sul e as unidades da Uergs em Caxias do Sul e Tapes. A programação contou com mesas redondas e oficinas que visavam aprofundar conhecimentos para a construção dos Planos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, ocorrido no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, entre os dias 4 e 8 de dezembro, reuniu cerca de 130 participantes.

O curso é uma das ações do Projeto “Promoção de Atividades de Capacitação sobre Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Alimentar e Nutricional”. Na terça-feira (5), a professora Janaina Bernardo participou da mesa “Segurança Alimentar e Nutricional e suas interfaces com a saúde, sanidade e agroecologia” e da oficina “Agrobiodiversidade e povos e comunidades tradicionais”, ministrada pelas integrantes do Grupo de Agroecologia Gaia, Marina Tauil e Fernanda Leonardi, da Uergs em Cachoeira do Sul.

Ainda na terça-feira, a professora Rafaela Printes, da Uergs em Tapes, ministrou, em conjunto com o cacique Felipe Brizoela, uma oficina que reuniu indígenas, quilombolas e pescadores para a troca de experiências sobre sementes crioulas, conforme as perspectivas de cada uma das culturas. De acordo com os organizadores, “a riqueza da oficina foi reunir indígenas, quilombolas e pescadores e trocar experiências sobre as Sementes da Vida”.

Durante o encerramento do curso foi realizado um movimento de apoio aos representantes municipais para auxiliar na construção dos Planos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, que pretendem contribuir para o debate e a implementação de sistemas municipais de segurança alimentar nutricional sustentável.

A próxima ação do Projeto “Promoção de Atividades de Capacitação sobre Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Alimentar e Nutricional” será a realização dos Seminários Territoriais, que devem acontecer durante o primeiro semestre de 2018. O projeto também tem como parceiros: a Emater/Ascar - RS, as secretarias estaduais de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, o Ministério Público do RS, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do RS, as prefeituras municipais e os Territórios Rurais Litoral, Centro Sul, Região Central e Campos de Cima da Serra.