Uergs promove ciclo de debates sobre respeito à diversidade nos ambientes acadêmico e escolar

Grupo de cinco jovens alegres que caminham abraçados . Da esquerda para a direita, um rapaz negro, uma moça branca, dois rapazes brancos e uma moça branca.
A Universidade espera receber, além de seus professores, docentes da Educação Básica para debater o assunto.

Preocupada em fornecer argumentos em favor da justiça curricular, considerando o respeito às diversidades de gênero, raça, religião e sexualidade, a Uergs promoverá uma série de atividades que terão como tema central o reconhecimento dos direitos às diversidades nos espaços escolares e universitários. No ciclo de debates, a Universidade espera receber, além de seus professores, docentes da Educação Básica para debater o assunto. As atividades iniciarão no dia 9 de dezembro, no Campus Central, a partir das 9h.

A pró-reitora de Ensino da Uergs, Armgard Lutz, defende a importância de trazer essas discussões para os espaços escolares e universitários. “Precisamos cada vez mais esclarecer a comunidade acadêmica e todos os envolvidos com a educação sobre temas polêmicos que atingem os direitos das pessoas, a fim de garantir a igualdade e melhorar as relações interpessoais e institucionais”, ressaltou.

No primeiro encontro ocorrerão palestras e debates, além de análises de materiais didáticos e a apresentação de uma pesquisa sobre LGTFobia, desenvolvida pelo acadêmico da Uergs Ederdon Gustavo Ferreira, que foi premiada no último Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade, em outubro.

O professor Fernando Seffner, da Ufrgs, falará sobre o papel da escola como um espaço público marcado pelo pluralismo da diversidade cultural, na palestra intitulada “Pedagogias do gênero e da sexualidade nas fronteiras entre religião, família e escola pública”. Ele adianta que abordará as questões de gênero e sexualidade, vistas como marcas importantes das culturas juvenis. “Discute-se a partir dessa situação a missão da escola em atuar como local de discussão e aprendizagens sobre gênero e sexualidade, naquilo que vamos denominar pedagogias do gênero e da sexualidade. Os ensinamentos escolares nesses temas devem ser marcados pelos conhecimentos científicos e pela ótica da educação republicana para a cidadania”, disse.

Em outra palestra, Eliane Regina Anselmo, também da Ufrgs, falará sobre o negro na educação e o desafio do trabalho docente na implementação da Lei 10.639/2003, que trata da obrigatoriedade da inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasieleira” no currículo oficial da Rede de Ensino.

Serviço:

Ciclo de Debates sobre o reconhecimento dos direitos às diversidades nos espaços escolares e universitários

Data: 9 de dezembro de 2016

Local: Campus Central da Uergs

Inscrições: pelo e-mail proens@uergs.edu.br

Informações: (51) 32889028

Programação:

9h – Abertura, com a reitora Arisa Araujo da Luz e a pró-reitora de Ensino, Armgard Lutz

9h30 – Palestra: O desafio do trabalho docente na implementação da Lei 10.639/2003 – O negro na educação, com a Profª Eliane Regina Martins Anselmo

11h30 – Espaço para questionamentos

13h30 – Prática de análise de material didático

15h30 – Intervalo

15h45 – Apresentação dos resultados da pesquisa do acadêmico Ederson Gustavo de Souza Ferreira: “A Uergs sem LGBTfobia”

17h – Espaço para questionamentos

19h – Momento cultural com Rap

19h30 – Palestra: Pedagogias do gênero e da sexualidade nas fronteiras entre religião, família e escola pública, com o Profº Fernando Seffner

21h – Espaço para debates.

Arquivos anexos