2º Seminário Estadual sobre Territorialidade discutirá a promoção da Agricultura Familiar, durante o Siepex

agricultura familiar
Evento este ano discutirá as políticas de desenvolvimento territorial e a promoção da agricultura familiar.

Com o objetivo de discutir políticas de desenvolvimento territorial e a promoção da agricultura familiar, a Uergs realizará a 2ª edição do Seminário Estadual sobre Territorialidade durante o 7º Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex), que ocorrerá de 25 a 27 de outubro, em Tapes.

A programação conta com cinco mesas redondas com debatedores dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedets). O evento pretende contribuir para a consolidação da abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento sustentável das regiões rurais do país e fomentar o planejamento territorial participativo. Além disso, busca promover a integração entre as equipes acadêmicas e os atores territoriais e, também, realizar o acompanhamento e a avaliação das ações propostas e dos projetos apoiados pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Com o apoio da Uergs, do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Seminário é promovido pelos Nedets, que incluem as seguintes Instituições de Ensino Superior: Uergs, UFSM, Ufrgs, UFPel e IFRS.

2º Seminário Estadual sobre Territorialidade

Data: de 26 a 28 de outubro de 2017

Hora: a partir das 9h

Local: Unidade da Uergs em Tapes (Rua Oscár Matzenbacher, 475 – Vila Borges – Acesso pela Rua Flores da Cunha).

Inscrições: As inscrições podem ser realizadas através do link http://conferencia.Uergs.edu.br/index.php/7/VIISiepex

Coordenação: Ernane Pfüller

Contato: ernane-pfuller@uergs.edu.br

Programação:

26 de outubro

9h Seminário de Abertura

9h30 Mesa 01 – Tema: Os Planos de Desenvolvimento Territorial Social e Solidários dos NEDETs do Rio Grande do Sul

Organização: Todos os Nedets parceiros

14h – Mesa 02 – Tema: Os Territórios Rurais e a Realização da Segurança Alimentar e Nutricional

Organização: Nedet Litoral e Campos de Cima da Serra

16h – Mesa 03 – Tema: Cadeias Curtas de Comercialização

Organização: Nedet Zona Sul