Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade recebe inscrições até 2 de setembro

Vale verde em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul.
Aulas da segunda turma do Mestrado devem iniciar em abril. - Foto: Eduardo Amorim - Vale do Rolantinho, São Francisco de Paula/RS
Por Daiane Madruga

Publicada em 02/08/16 e Atualizada em 25/08/16 às 14h26

A Uergs está recebendo, até o dia 2 de setembro, as inscrições para o Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade, ofertado na Unidade em São Francisco de Paula. Com uma proposta interdisciplinar e três linhas de pesquisa que tratam de Biodiversidade, Sociedade, Desenvolvimento e Tecnologias Sustentáveis, o curso recebe profissionais de diversas áreas.

São ofertadas 15 vagas e o processo seletivo é realizado em duas fases. Na primeira etapa os candidatos realizam uma prova escrita e, após a análise dos currículos, são feitas as entrevistas e apreciação das propostas de pesquisa. O resultado da seleção é divulgado em novembro e as aulas devem iniciar em abril de 2017.

Foco nas tecnologias sustentáveis e na conservação ambiental

Este é o primeiro curso de Mestrado da Uergs, e a turma que ingressou em abril deste ano é formada por profissionais das áreas de Administração, Ciências Biológicas, Economia, Engenharia, Geologia, Gestão Ambiental, Química e Veterinária.

O principal objetivo é formar mestres em nível técnico-científico avançado, aptos a atuarem no diagnóstico, na prevenção, na solução e na gestão integrada de problemas ambientais, com vistas a buscar a manutenção e a melhoria da qualidade socioambiental em âmbito local, regional e nacional.

A escolha do local de oferta, São Francisco de Paula, foi motivada pela diversidade de áreas ambientalmente protegidas existentes na região dos Campos de Cima da Serra. “Este primeiro mestrado foi projetado e construído no interior e para o interior do Estado. Um curso intimamente ligado às necessidades e potenciais da região, algo que, inclusive, lhe conferiu grande mérito na avaliação da proposta pela Capes”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Clódis Andrades Filho, durante a aula inaugural do curso.

Arquivos anexos