Uergs recebe novos estudantes e egressos para os cursos de especialização

Em São Francisco de Paula, assim como em Bagé, é ofertado o curso de especialização em Gestão do Currículo na Formação Docente. - Foto: Nathan Camilo

Desde o final de agosto, a Uergs está recebendo os estudantes que ingressam nos cursos de pós-graduação abertos neste semestre, em Bagé, Canoas, Cruz Alta, Novo Hamburgo, São Borja, São Francisco de Paula e Vacaria. São estudantes que vêm à Uergs pela primeira vez, ou que estão retornando à Universidade onde cursaram a graduação.

A professora Adriana Cardoso é um dos exemplos de egressa da graduação da Uergs que retornou para cursar a especialização em Gestão do Currículo na Formação Docente. “O que me motivou em primeiro lugar foi o enfoque da especialização, que vem ao encontro das nossas necessidades como docentes. Em segundo lugar, pelos excelentes professores da Universidade”, disse Adriana, que também conta que está orgulhosa por ver sua filha, Mariana, cursando na Uergs a Licenciatura em Pedagogia, mesmo curso em que se formou em 2013.

A aula inaugural da especialização em Bagé ocorreu no dia 30 de agosto, com uma palestra sobre o panorama da pesquisa nas universidades, ministrada pelo pró-reitor de Pesquisa e Graduação da Uergs, Clódis Andrades Filho.

No dia 31 de agosto, ocorreram as aulas inaugurais das especializações em Canoas, Cruz Alta, Novo Hamburgo e Vacaria. Em Novo Hamburgo, a aula inaugural do curso de especialização em Docência no Ensino Religioso foi ministrada pelo professor Dionísio Hatzenberger, coordenador adjunto do curso e aluno do Mestrado Profissional em Educação da Uergs, que falou sobre os desafios educacionais para a implementação do Ensino Religioso Escolar a partir da Base Nacional Comum Curricular. Essa especialização é ofertada pela Uergs em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo. Em Canoas, o curso de especialização em Ensino de Ciências com Ênfase em Práticas de Pesquisa é ofertado em convênio com o Colégio Maria Auxiliadora, da Rede Notre Dame, e a aula inaugural também foi ministrada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs.

A especialização em Produção Vegetal, da Uergs em Vacaria, foi aberta com uma palestra sobre a importância da Pesquisa para o desenvolvimento da agricultura, com foco na região dos Campos de Cima da Serra, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Adalécio Kovaleski. Esse curso de especialização é mais um fruto da parceria entre a Uergs e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Vacaria, que já ofertam juntos o Bacharelado em Agronomia.

Na Unidade em São Francisco de Paula, a aula inaugural da especialização em Gestão do Currículo na Formação Docente ocorreu no dia 1º de setembro e contou com a presença do Dr. Rodrigo Manoel da Silva, da Unisinos, que ministrou uma palestra com o tema “Interrogações do direito à educação frente às dinâmicas atuais da escolarização brasileira”.

A próxima aula inaugural será a do curso de Gestão do Agronegócio, na Unidade em São Borja, dia 5 de outubro, com a presença da reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz. Nesta aula, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação falará sobre o papel da Uergs na construção e inserção social do conhecimento.