Uergs recebe pesquisadores da Université Le Mans

Em outubro do ano passado, professores da Uergs participaram da primeira missão da Universidade francesa.

A Uergs em Cachoeira do Sul receberá pesquisadores da Université Le Mans, na França, que estarão no município para realizar visitas técnicas, nos dias 13 e 23 de agosto. A missão faz parte do projeto de pesquisa “Qualidade de Produtos Territorializados no Rio Grande do Sul”, coordenador pelo professor Roberto Verdum, da Ufrgs, e que conta com a participação da professora Marcia Berreta, professora do Mestrado Profissional em Ambiente e sustentabilidade, da Uergs.

Em fevereiro de 2017, a Uergs, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS), assinou um termo de cooperação com a Université de Le Mas que possibilita a aproximação acadêmica entre as duas instituições. Em outubro do mesmo ano, os professores Márcia Berreta, Fabiano Simões e Voltaire Sant’Anna participaram da primeira missão da Universidade francesa e, em setembro de 2018, a Uergs será uma das colaboradoras na organização do Colóquio Mutations des Systèmes Agricoles et Territoires au Brésil em Le Mans, em que professores e estudantes do Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade apresentarão trabalhos. Também são organizadores do evento a Ufrgs, a USP, o Instituto Federal do Pará, a Université de Angers e a Universitat d’Alancant.

Além das visitas técnicas, os professores franceses participarão da Semana Acadêmica do curso de Agronomia em Cachoeira do Sul, e do 2º Colóquio Franco Brasileiro, na Uergs em Santana do Livramento.

O projeto de pesquisa “Qualidade de Produtos Territorializados no Rio Grande do Sul” é desenvolvido no âmbito do Programa Capes/Cofecub, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do MEC, e do Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil. A Uergs também é conveniada com o Capes/Cofecub, que seleciona projetos conjuntos de pesquisa para fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses, com objetivo de estimular o intercâmbio científico entre Brasil e França e a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.