Uergs recebe reitores de diversas regiões do país para reunião administrativa da Abruem

Presidente da Capes e diretor da Fapergs participaram da reunião.

A Uergs recebeu reitores que integram a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) para uma reunião administrativa que ocorreu nesta segunda-feira (24), em Porto Alegre. A reunião iniciou com uma conversa com Abílio Baeta, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC, que falou sobre o orçamento da Capes e sobre a avaliação dos programas de pós-graduação.

Baeta garantiu que o orçamento da Capes para 2019 não sofrerá cortes, conforme fora previsto pelo MEC na elaboração da Proposta Orçamentária, o que gerou uma série de mobilizações das universidades e pesquisadores de todo o país, inclusive da Uergs. Na época, a Capes enviou um ofício ao ministro da Educação, Rossieli da Silva, expondo os graves impactos que essa redução traria aos Programas de Fomento da Agência.

O presidente da Capes também adiantou que a Capes discute algumas mudanças no formato da avaliação dos programas de pós-graduação, que deverão passar a valorizar mais a “missão” dos programas. Uma das propostas é a inserção de uma autoavaliação dos programas como primeira etapa do processo de avaliação.

“Foi importante a fala do presidente da Capes, principalmente sobre as propostas de mudança na avaliação realizada da produção que é exigida para manter ou criar programas de pós-graduação stricto sensu. Também foi bom ouvir que o orçamento inicial previsto para o próximo ano será mantido, graças à ousadia do presidente da Capes quando, junto com o conselho, elaboram uma nota, solicitando ao Ministério da Educação a manutenção deste orçamento, que fora cortado, avalia a reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz.

Entre as principais deliberações da reunião administrativa da Abruem está a aproximação mais efetiva com universidades de outros países da América Latina. Nessa perspectiva, a Argentina e o Chile foram os primeiros destinos escolhidos para a missão internacional da Abruem em 2019.

Participaram da reunião o presidente da Abruem e reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer; o secretário executivo, Carlos Roberto Ferreira; a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Maria Pinheiro; o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), Pedro Fernandes Ribeiro Neto; e o vice-reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Sydnei Kempa. A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, integra o Conselho Deliberativo da Associação.

A reunião também contou com a presença do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (fapergs), Odir Dellagostin.

Nesta terça-feira, o grupo participa de um evento na Ufrgs que discute a educação Superior após a Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e do Caribe (Cres 2018) que ocorreu em junho na cidade de Córdoba, na Argentina.

Conteúdos relacionados