Uergs reúne autoridades e comunidade acadêmica para a abertura do 6º Siepex

Público presente na abertura doe vento. sobre o placo, mesa de autoridades coberta por toalha branca sobreposta por tecidos com as três cores da bandeira do Estado. Ao fundo do palco, banners do evento e da Uergs e, à direita, as bandeiras.
Programação segue até o dia 21. - Foto: Carla Dellagnese

Com a presença de mais de 1,2 mil participantes, a Uergs abriu oficialmente mais uma edição do Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex), na noite desta quarta-feira (19). O 6º Siepex ocorre na Uergs em Bagé, de 19 a 21 de outubro. Junto ao Salão, ocorrem a 2ª Jornada de Pós-Graduação e o 1º Seminário Estadual sobre Territorialidade do RS.

A abertura oficial ocorreu no ginásio da Escola Auxiliadora, reunindo professores, funcionários e estudantes da Uergs e de outras Instituições de Ensino Superior (IES). A mesa de autoridades contou com a presença do prefeito municipal, Dudu Colombo, da reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, da vice-reitora, Eliane Kolchinski, do presidente do evento, o pró-reitor de Extensão Ernane Pfüller, do diretor do Campus Regional 6, Anor Aluizio Guedes, da coordenadora local do evento, professora Veronice da Silva, do chefe da Unidade, Juliano Machado, e do presidente do Diretório Acadêmico da Uergs em Bagé, Luan Oliveira.

Arisa lembrou que o 6º siepex está sendo possível graças ao apoio incondicional da Prefeitura Municipal de Bagé, da Câmara Municipal de Vereadores e das demais instituições parceiras. “Agradeço ao prefeito, Dudu Colombo, e em seu nome, a toda a população de Bagé que está nos acolhendo de forma muito carinhosa”, agradeceu. A reitora também fez um agradecimento a todos os professores, funcionários e estudantes que se envolveram nas comissões criadas para a realização deste evento. “Colegas e discentes de Bagé, não há palavras que expressem o nosso agradecimento por tudo o que vocês fizeram”, disse.

O prefeito municipal falou que é um orgulho para a cidade sediar o Salão da Uergs. “Esta é uma grande oportunidade para o município oferecer-se aos estudantes e à Uergs como um todo. Somos parceiros deste evento que evidencia a vitalidade da Uergs e a oportunidade de que os debates sejam realizados numa participação massiva. É um marco positivo para Bagé”, disse Colombo.

O presidente do 6º Siepex agradeceu aos parceiros desta edição e, especialmente, aos coordenadores das comissões e estudantes que se engajaram na organização em Bagé. “É emocionante ver a parceria, o engajamento dos nossos alunos aqui em Bagé, porque representam toda essa força, essa vontade de suplantar as fronteiras que nos são impostas ao crescimento. Nós estamos de parabéns por termos esses alunos conosco e esperamos q esse evento seja um propulsor para que outras fronteiras possam ser suplantadas”, destacou Pfüller.

A coordenadora local do evento lembrou que o tema desta edição, “As Fronteiras do Conhecimento” tem autoria do ex-aluno Gabriel Vaz com a contribuição da comunidade acadêmica, e sugere que o conhecimento pressupõe uma elaboração e apropriação específica pelo pensamento, que traz acréscimos aos sujeitos. “Se o tema da fronteira implica em pensar, primeiramente, em uma territorialização, também implica em pensar em um espaço de negociação, porque engloba lutas e disputas, em um espaço móvel e flutuante em incessante construção, possibilitando a circulação de alteridades e afetos”, explica Veronice. “Por certo, estamos em uma região de fronteira, mas estamos, também, falando de fronteiras abertas, de sujeitos marcados pela experiência do conhecimento entendido como algo da ordem do provisório e da incessante (re)construção”, acrescentou.

Representando os estudantes de Bagé, Oliveira deu as boas vindas a todos os colegas e também ressaltou que a realização do evento só foi possível graças à união de esforços, e falou sobre o tipo de exemplo que, como futuro professor, quer deixar aos seus alunos. “Que tipo de exemplo eu quero deixar aos meus alunos? O da reclamação diante dos entraves que enfrentamos ou o exemplo de que devemos usar os recursos que possuímos e potencializá-los, mesmo que sejam mínimos? Eu vi esse exemplo nos educadores desta Unidade e isso me motivou a dar o meu melhor, pois elas estavam dando o seu melhor”, enfatizou.

Também prestigiaram a cerimônia o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Clódis Andrades Filho, a presidente da Associação dos Docentes da Uergs (Aduergs), Ana Maria Accorsi e os diretores regionais Vinicius Curcio (Campus 1), Fabrício Soares (Campus 3), Mastrângeli Lanzanova (Campus 4), Benjamin Osório Filho (Campus 5) e Taís Scaglioni (Campus 7). O diretor do Campus Regional 2, Rodrigo Koch, não pode estar presente por motivos de saúde.

>> Galeria de fotos