1ª Semana da Avaliação Institucional - Avaliar para Transformar: construindo a UERGS que queremos
-
Data:
até - Campus Central Uergs - Porto Alegre + Google Meet
A 1ª Semana da Avaliação Institucional - Avaliar para Transformar: construindo a UERGS que queremos tem como objetivo ser um momento de análise, reflexão e autoavaliação para elaboração de planos sobre os cursos da Universidade.
A partir disso, serão promovidas quatro reuniões com grupos de cursos para apresentar os indicadores do ENADE/CPA e uma palestra que vai abordar os indicadores de avaliação do SINAES como ferramenta de qualificação dos cursos e das instituições, com o professor doutor Sérgio Franco, da UFRGS.
Esse evento é organizado pela Coordenadoria de Avaliação Institucional/Suplan-Uergs, coordenado pela profa. Marlene Guevara dos Santos.
Informações sobre como participar seguem abaixo:
Datas: 10, 12, 13 e 14 de novembro de 2025
Locais:
- Google Meet: reuniões com grupos de cursos dias 10, 13 e 14/11
- Campus Central da Uergs - Espaço de Eventos (Prédio 4 - Rua Washington Luiz, 675 - Centro Histórico, Porto Alegre/RS): palestra no dia 12/11
Público-alvo: a palestra é aberta para toda a comunidade universitária da Uergs; já os encontros por grupos são destinados às coordenações de curso e demais professores(as).
Inscrição: não há. Os convites para as reuniões online por curso foram enviados pelo Google Agenda. A palestra tem entrada livre.
Carga horária: 4 horas no total (2h da palestra e 2h de reunião por área)
Certificado: mediante assinatura de lista de presença disponível no dia da palestra e pelo chat das reuniões online.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) atendidos: 4. Educação de qualidade
Coordenação: profa. Ma. Marlene Guevara dos Santos (coordenadora da Coordenadoria de Avaliação Institucional/Superintendência de Planejamento - Suplan)
Contato: avaliacao-institucional@uergs.edu.br | (51) 99100-7097
PROGRAMAÇÃO
10/11 (segunda-feira)
16h - Reunião com os cursos de Administração
12/11 (quarta-feira)
10h - Palestra "Autoavaliação Institucional: importância dos indicadores de avaliação do SINAES como ferramenta de qualificação dos cursos e das instituições", com o Prof. Dr. Sérgio Roberto Kieling Franco (doutor em Educação e professor da Faculdade de Educação na UFRGS)
13/11 (quinta-feira)
10h - Reunião com os cursos de Gestão Ambiental, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Biológicas: Ênfase em Gestão Ambiental Costeira
16h - Reunião com os cursos de Agronomia
14/11 (sexta-feira)
10h - Reunião com os cursos de Engenharia
15h30 - Reunião com os cursos de Licenciatura