Concurso Nacional de Arquitetura elege projeto para nova sede da Unidade Hortênsias da Uergs

Equipe vencedora é de Porto Alegre e leva prêmio de 100 mil reais

Ilustração de um prédio de quatro andares, sendo o primeiro andar de parede branca com a gravação do logotipo da Uergs e os demais envidraçados com estruturas de madeira no entorno.
O projeto da nova sede da Uergs é de Bárbara Moreira Azevedo, Sara Caon e German Tamayo Osorio.

O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS), apresentou na última terça, no Solar do IAB, em Porto Alegre, os vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para a nova sede da Uergs Hortênsias em São Francisco de Paula. Bárbara Moreira Azevedo, Sara Caon e German Tamayo Osorio se consagraram com o primeiro lugar e, além do prêmio de 100 mil reais, o time terá assegurada a contração do anteprojeto e projeto executivo com remuneração total de R$ 630.813,00. A nova sede da Unidade Hortênsias da Uergs será construída na área central da cidade, em um terreno doado pela Prefeitura com cerca de 1200m².

A iniciativa de realização do Concurso teve como proposta garantir um processo licitatório transparente e democrático para reunir projetos de arquitetos e urbanistas de todo o Brasil. A modalidade de escolha é exclusivamente baseada no critério técnico de qualidade e todas as propostas inscritas foram avaliadas por um júri especializado e de maneira sigilosa. A comissão julgadora do concurso foi formada pelos arquitetos e urbanistas Bruno Lima, Ana Goulart, Maurício Ceolin, Tatiane Ribeiro, Paula Nader, e pelos suplentes Taísa Festugato e Fernando Machado.

Ilustração colorida de uma área interna do projeto, com uma escadaria por onde é possível avistar uma igreja ao fundo. Duas pessoas estão sentadas em um dos degraus e outras 3 estão em pé.
O espaço livre coletivo parece configurado como um resguardo adequado à condição climática de São Chico. - Foto: Reprodução

A ata apresentada pelos jurados durante o evento define o projeto vencedor como “Uma proposta que extrapola os limites do lote e expande o tratamento adotado internamente para as áreas de influência e interlocução do edifício com a cidade, configurando um projeto urbano integrado de um território educador, potencializando a missão de São Chico como cidade educadora.”, destacaram.

O 2º vice-presidente do IAB RS, Natan Franciel Arend destaca que o resultado do Concurso celebra a união institucional entre Uergs - Unidade Hortênsias e o Municipio de São Francisco de Paula em um projeto único. “Com os pés no chão, a Arquiteta Urbanista Barbara Moreira Azevedo entrega um projeto maduro, funcional e exequível dentro dos recursos dispostos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. O Projeto em etapa de Estudo Preliminar vencedor demonstra a capacidade técnica da equipe para resolução e mensuração de todas as Diretrizes de projeto do concurso, com maestria” afirmou.

Durante o evento foram premiadas as três primeiras propostas classificadas. Com o primeiro lugar garantindo 100 mil reais e a execução do projeto, o segundo lugar garantindo 30 mil reais e o terceiro lugar garantindo 10 mil reais. Ao todo, o Concurso recebeu 103 inscritos, que submeteram 82 trabalhos que foram analisados. É possível acompanhar o resultado completo e os projetos vencedores em www.concursouergssaochico.org/vencedores.

Foto colorida de de um salão com paredes de tijolos à vista com um telão projetando a imagem do projeto vencedor, com um banner do IAB de cada lado. À direita, 2 mulheres e 2 homens estão sentados olhando para o telão. À esquerda, um homem fala ao púlpito.
Na foto, Sandra Monteiro Lemos, Marcos Aguzzolli, Nathalia Danezi e Natan Franciel Arend. - Foto: Josiele Silva

O evento contou com a presença do Prefeito Marcos Aguzzolli, do Vice-Prefeito Thiago Teixeira, do Secretário de Administração Roberto Lopes, da Vice-Reitora da Uergs Sandra Monteiro Lemos, do 2º vice-presidente do IAB RS, Natan Franciel Arend e da 3ª vice-presidente do IAB RS, Nathalia Danezi.

Sobre a Unidade Hortênsias:
A Unidade Hortênsias Uergs foi fundada em São Francisco de Paula há cerca de 20 anos e, ao longo deste tempo de atuação pública e comunitária, tornou-se um importante motor de desenvolvimento socioeconômico para o município, dispondo cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, além do Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade.

Texto: Carolina Andriola (Prefeitura de São Chico)

Edição: Carla Dellagnese