Coordenadores dos subprojetos do Pibid têm reunião de trabalho

Ao redor de uma mesa, os participantes da reunião. Ao fundo da sala, um painel com o logotipo da Uergs.
Grupo tratou dos rumos do Programa.

Os coordenadores dos subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Uergs se reuniram na quarta-feira (22) na Reitoria da Universidade, para tratar de diversos assuntos, entre eles a atual situação do Programa, a definição de datas do Seminário Institucional do Pibid e a troca de coordenação.

De acordo com a coordenadora institucional do Pibid da Uergs, Sandra Lemos, a atual conjuntura impõe preocupações como a reforma do Ensino Médio sancionada pela Presidência da República, que terá fortes implicações no sistema educacional, atingindo também o Pibid.

” O cenário de desafios para 2017 está posto. Contrarreformas e ataques aos avanços conquistados estão marcando o três primeiros meses deste novo ano. Apesar das dificuldades em defesa do Pibid em 2016, temos o que comemorar, pois através de nossa união, conseguimos atuar de forma combativa e organizada na luta desproporcional contra as imposições do MEC e Capes ao Pibid, cenário esse que muito nos preocupou em 2016. Mas, não resta dúvida de que saímos vitoriosos. Consequentemente, a formação inicial dos professores também é vitoriosa”, avalia Sandra.

Sandra informou também que, a partir de abril, um grupo de trabalho composto por membros do Fórum dos Coordenadores do Pibid (Forpibid) estará se reunindo quinzenalmente com a Diretoria de Educação Básica (DEB) para tratar do novo edital do Programa, já que há possibilidade de publicação de um novo edital em substituição ao atual, que será encerrado em fevereiro de 2018. O MEC também nomeará um grupo de professores para fazr uma avaliação geral do Programa.

Troca de coordenação

Durante a reunião, Sandra anunciou que em julho deverá deixar a coordenação institucional do Pibid, em razão de outros compromissos assumidos na Universidade, incluindo a atuação como docente no Mestrado Profissional em Educação.

Eventos

O Seminário Institucional do Pibid, evento que reúne todos os bolsistas do Programa na Uergs para apresentação de trabalhos e trocas de experiências, deverá ocorrer de 14 a 16 de setembro, em Alegrete.

Outro importante evento, o Encontro de Licenciaturas da Região Sul (Enalic/Sul) ocorrerá de 14 a 16 de dezembro, na Unisinos.