Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Curso de Licenciatura em Teatro da Uergs organiza projeto de Extensão sobre linguagem audiovisual

Publicação:

Foto colorida de smartphone sobre uma mesa. Na tela do smartphone, o perfil de Instagram do projeto Entre Telas.
O projeto de Extensão "Entre Telas:Teatro e Audiovisual em parceria" oferece atividades como Mostra de TCCs, debates e oficinas.

O curso de Licenciatura em Teatro da Uergs está organizando o projeto de Extensão “Entre Telas: Teatro e Audiovisual em parceria”. A iniciativa é constituída de diversas atividades públicas virtuais realizadas nos dois últimos sábados de cada mês. Para participar da mostra de trabalhos de conclusão de curso e dos debates, basta acessar o canal do Youtube “Entre Telas”. Já para participar das oficinas, é necessário preencher um formulário. A programação iniciou em agosto e vai até novembro.

O projeto é coordenado por Tatiana Cardoso, docente da Uergs em Montenegro, e surgiu a partir da necessidade de estudantes e docentes do curso de Teatro de aprenderem e desenvolverem os conhecimentos sobre a linguagem audiovisual para adaptarem seus trabalhos durante o período pandêmico. “Tanto os pequenos resultados durante as aulas quanto os trabalhos finais de semestre, para serem visualizados, foram feitos em vídeos e quanto mais utilizávamos este meio, mais nos demandava que alguns de seus recursos fossem melhor explorados, para que o resultado final se adequasse às nossas aspirações artísticas”, conta Tatiana.

Para a realização das atividades, Tatiana e a equipe do projeto realizaram um levantamento de profissionais das áreas do Audiovisual, Cinema, Teatro e Artes Visuais que pudessem auxiliar e contribuir com questões relacionadas à temática do projeto. “Escolhemos profissionais que pudessem compartilhar conosco tanto seus processos criativos individuais quanto seus conhecimentos na área do audiovisual ou do percurso de criação em mídias digitais. Definidos os profissionais, fizemos uma série de contatos via e-mail e redes sociais para realizarmos os convites”, explica a docente. 

O projeto conta com o envolvimento de quatro professores de Teatro da Uergs, oito especialistas de outras instituições e oito egressos da Licenciatura em Teatro da Universidade. Os convidados selecionados são do Centro Universitário Brasileiro (Unibra),  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Uberlândia (UFU).

Durante cada mês, acontecem diferentes tipos de atividades voltadas ao público que deseja fazer produções e trabalhar com as linguagens do Teatro, Cinema e Audiovisual. Em agosto, ocorreu a Mostra de trabalhos de conclusão de curso dos egressos de Teatro da Uergs Charlene Uez e Eduardo Fronckowiak, e uma mesa de debates com Roberto Moreira, professor de dramaturgia e direção da USP. Também aconteceram duas oficinas gratuitas, uma de teatro ministrada por Charlene e Eduardo, e outra de edição com Maurício Casiraghi, docente de Teatro da UFRGS.

Em setembro foi realizada uma Mostra de trabalhos de conclusão de curso de Bruno Marques e Lucas Peiter, egressos de Teatro da Uergs,  e um debate que contou com a participação de Marcelo Gobatto, professor de Artes Visuais da FURG. Também aconteceram duas oficinas, uma de teatro com Bruno e Lucas e outra de montagem com Luzia Ainhoren, docente de Teatro da Unicamp.

Para o mês de outubro, novas atividades foram pensadas. Neste sábado (23) acontecerá uma Mostra de TCCs dos egressos de Teatro da Uergs Jocteel Salles e Savana Flores e um debate sobre direção com Pedro Guindani, diretor de cinema e televisão. Já no dia 30, estão programadas duas oficinas: a primeira intitulada “Decomposição: Fragmentos e rachaduras como dispositivos de criação” será ministrada por Jocteel e Savana; e a segunda, denominada “Utopias e encontros: Táticas para criações relacionais em tecnovívio”, contará com a participação de Raphael Bernardo, professor do Unibra.

A equipe do Entre Telas estima que ocorram até o final do projeto 160 inscrições para as oficinas e que os debates promovidos pelos convidados tenham uma média de 600 visualizações. “Dá muito trabalho coordenar um evento desses, com tanta gente envolvida e dentro destas plataformas digitais que pouco conhecemos, mas com a colaboração estreita dos alunos e alunas, dos outros professores do curso e deste público participativo e atento, torna-se um prazer e uma alegria”, relata Tatiana.

A programação completa do Entre Telas para o mês de outubro e outras informações sobre os convidados estão disponíveis no perfil do Instagram do projeto (@entretelasuergs). Tatiana destaca a importância desta iniciativa como um espaço importante para o debate e a troca de conhecimentos. “Queremos estreitar também os laços entre universidades e profissionais de outras áreas para que possamos potencializar ainda mais o trabalho feito nas universidades públicas, que é democrático, gratuito e de qualidade. Fiquem atentos que todo mês tem uma nova programação”, convida a docente.

Programação de Outubro:

  • 23/10:

    - 14h10: Mostra do TCC “Rachaduras: Decomposição Youtube” - Jocteel Salles (egresso do curso de Licenciatura em Teatro da Uergs)

    - 15h: Mostra do TCC “@Fragmentado” - Savana Flores (egressa do curso de Licenciatura em Teatro da Uergs)

    - 15h30: Debate sobre direção - Pedro Guindani (diretor de cinema e televisão)




  • 30/10:

    - 14h -15h30: Oficina “Decomposição: Fragmentos e rachaduras como dispositivos de criação” - Jocteel Salles e Savana Flores (egressos do curso de Licenciatura em Teatro da Uergs)

    - 16h - 18h: Oficina “Utopias e encontros: Táticas para criações relacionais em tecnovívio” - Raphael Bernardo (professor do Centro Universitário Brasileiro)



Eventos Anteriores:

  • 21/08:

    - 14h15: Mostra do TCC “Meu canto é de ninguém” - Charlene Uez (egressa do curso de Licenciatura em Teatro da Uergs)

    - 14h50: Mostra do TCC “Televisões: O jogo das velhas” - Eduardo Fronckowiak (egresso do curso de Licenciatura em Teatro da Uergs)

    - 15h30: Debate sobre roteiro - Roberto Franco Moreira (professor de Cinema da Universidade de São Paulo)

 

  • 28/08:

    - 14h - 15h30: Oficina “Dramaturgias do cotidiano: Pontos de partida para a criação de uma cena virtual” - Charlene Uez e Eduardo Fronckowiak (egressos do curso de Licenciatura em Teatro da Uergs)

    - 16h - 17h30: Oficina “Intermedialidade no processo criativo do vídeo-teatro” - Maurício Casiraghi (professor de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)



  • 18/09:

    - 14h15: Mostra do TCC “Isso é um começo” - Lucas Peiter (egresso do curso de Licenciatura em Teatro da Uergs)

    - 15h: Mostra do TCC “Elas de mim” - Bruno Marques  Chrestani (egresso do curso de Licenciatura em Teatro da Uergs)

    - 15h30: Debate sobre vídeo arte/ vídeo performance - Marcelo Gobatto (professor de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande)



  • 25/09:

    - 14h - 15h30: Oficina “Dimensões corpo e câmera: As relações entre o eu e o espaço virtual” - Bruno Marques e Lucas Peiter (egressos do curso de Licenciatura em Teatro da Uergs)

    - 16h - 18h: Oficina “A montagem hipermídia em luz e sombra” - Luzia Ainhoren (professora de Teatro da Universidade Estadual de Campinas)

Por: Filipe Pimentel

Edição: Carla Dellagnese

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul