Edital do Programa de Bolsas de Monitoria é lançado e apresenta novidades
Além da Monitoria Acadêmica, o Programa lançou a Monitoria EcD e a Monitoria de Projeto de Ensino.
Publicação:
A Pró-Reitoria de Ensino (Proens) publicou recentemente o primeiro edital de 2026 do Programa de Bolsas de Monitoria. Este ano, o Programa passa a contar com uma nova modalidade: a Monitoria de Projeto de Ensino. Além disso, a monitoria voltada ao apoio a estudantes com deficiência passa a ser chamada de Monitoria para Estudante com Deficiência (EcD). O período de envio de demandas de monitoria pelas coordenações de cursos de graduação já está aberto e as inscrições de candidatos(as) às bolsas ocorrerão de 13 a 17 de março.
O Programa de Bolsas de Monitoria é regulamentado pela Resolução do Reitor Nº 01/2026, aprovada pelo Consun em janeiro deste ano e publicada no Diário Oficial do Estado. Na tradicional Monitoria Acadêmica, os(as) bolsistas apoiam docentes na preparação e desenvolvimento de atividades pedagógicas, o que inclui orientação a outros(as) estudantes, suporte no processo de aprendizagem e monitoramento de atividades realizadas no ambiente virtual de aprendizagem.
A nova modalidade, denominada Monitoria de Projeto de Ensino, possibilita que estudantes atuem como bolsistas, auxiliando em atividades que complementem a formação acadêmica e que estejam ligadas a projetos aprovados e vinculados à Proens. A pró-reitora de Ensino da Uergs, Percila Almeida, explica que essa nova modalidade evita que os projetos precisem ser cadastrados como atividades de extensão, por exemplo, para possibilitar a oferta de bolsas.
“Projetos com foco no público interno têm natureza pedagógica e formativa, estando diretamente ligados ao ensino de graduação da Universidade. Ao criar uma modalidade específica de monitoria para projetos de ensino, garantimos maior coerência institucional e evitamos enquadramentos inadequados apenas por questões administrativas”, afirma.
Já a Monitoria para Estudante com Deficiência (EcD) é voltada ao suporte pedagógico a estudantes com deficiência no processo de aprendizagem ao longo da graduação. Nessa modalidade, estudantes de graduação poderão apoiar colegas com deficiência na realização de atividades presenciais ou on-line, além de participar da elaboração do Plano Educacional Individualizado, auxiliar na organização de rotinas de estudo e atuar na mediação da comunicação, quando necessário.
Até a publicação da nova Resolução que regulamenta o Programa, essa modalidade de monitoria era chamada de Monitoria para Acadêmico com deficiência (AcD). De acordo com Percila, a atualização da nomenclatura não é apenas formal, mas conceitual. “Ela reforça a centralidade da pessoa enquanto estudante e alinha a terminologia às diretrizes contemporâneas de inclusão, promovendo maior respeito, clareza e adequação às normativas vigentes”, enfatiza.
As atividades de monitoria são distribuídas em até 20 horas semanais e podem ser remuneradas ou voluntárias. A partir da publicação da nova Resolução que regulamenta o Programa, as bolsas de Monitoria poderão ser acumuladas com outras bolsas acadêmicas, desde que não ultrapassem a carga horária prevista.
O Programa de Monitoria é gerenciado pela Proens por meio da Coordenadoria de Qualificação Acadêmica (responsável pela Monitoria EcD) e da Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos (responsável pela Monitoria Acadêmica e de Projetos de Ensino).
O Edital Nº 01/2026 está disponível na página do Programa.
Seleção de Bolsistas
Os processos seletivos serão organizados pelos colegiados de curso em cada unidade universitária. Para participar do processo de seleção do Programa de Monitoria, é necessário estar regularmente matriculado(a) em um curso de graduação da Uergs e matriculado(a) ou ter obtido aprovação no componente curricular objeto da monitoria, além de ter disponibilidade para atuar como monitor(a).
Bolsas
As bolsas de Monitoria Acadêmica são distribuídas em quatro parcelas de R$ 350 e terão vigência de março a julho de 2026. Já as bolsas de monitoria EcD são distribuídas em nove parcelas de R$ 700 pelo período de março a dezembro de 2026.
O processo de distribuição de bolsas do Programa de Monitoria é realizado em duas etapas:
1ª etapa: as demandas de Monitoria são encaminhadas pelas coordenações de curso via Portal Acadêmico, conforme decidido em Colegiado do Curso.
O Colegiado de Curso deverá registrar em ata as demandas de monitoria em ordem classificatória, incluindo as demandas para estudantes com deficiência e as demandas para componentes curriculares. A partir da nova Resolução, as bolsas de Monitoria Acadêmica irão contemplar um conjunto de componentes curriculares de área afim.
Depois das solicitações realizadas, haverá a distribuição da seguinte forma:
a) Distribuição das bolsas de Monitoria EcD;
b) Distribuição das bolsas de Monitoria Acadêmica.
Se o total de bolsas disponíveis não for preenchido, será aberto um processo seletivo para a distribuição de bolsas de Monitoria de Projetos de Ensino.
2ª etapa – Divulgadas as monitorias contempladas, os(as) estudantes poderão se inscrever via Protocolo no Portal Acadêmico, e será realizada Seleção Simplificada dos(as) monitores(as) nas Unidades Universitárias, conduzida pelos Colegiados de Curso.
Mais notícias
- Programa de Doação de Computadores.
- Fotografia em ambiente externo de um campus universitário. Em primeiro plano, duas mulheres caminham de costas por uma calçada larga pavimentada com blocos de concreto. Ambas usam camisetas verdes. A mulher à esquerda tem cabelos escuros e ondulados na altura dos ombros e carrega uma mochila preta nas costas. A mulher à direita tem cabelos longos e cacheados e leva uma bolsa de tecido clara pendurada no ombro; ela também segura uma garrafa térmica prateada na mão direita e veste uma saia ou calça jeans clara. Ao longo da calçada, há canteiros com arbustos baixos e bem cuidados. À direita, aparece a fachada de um prédio de tijolos com janelas e uma placa verde com o número “4”. À esquerda, outro prédio de tijolos e algumas pessoas sentadas em cadeiras próximas a uma mesa. No fundo da imagem, vários estudantes caminham ou conversam em pequenos grupos sob árvores grandes e frondosas, que formam uma área verde e sombreada típica de um campus universitário.
- Imagem em ambiente interno, com iluminação suave. À direita, um homem jovem adulto, de pele clara, cabelos curtos escuros e barba aparada, veste terno escuro e camisa clara. Ele está sentado de perfil em frente a uma mesa de madeira, olhando para a tela de um notebook aberto. Na tela do computador aparece um diploma digital da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). No topo do documento estão visíveis o logotipo da Uergs, o nome “Universidade Estadual do Rio Grande do Sul” e o brasão do Governo do Estado. O diploma possui moldura verde e espaço central claro para as informações do documento. Sobre a mesa, à esquerda do notebook, há uma luminária preta, um caderno com capa decorada, um bloco de notas e uma caneta azul. Ao fundo, uma estante escura com prateleiras contém livros e um vaso com planta.
- O deputado formalizou a destinação da emenda em reunião na Assembleia Legislativa.