Em Brasília, reitor trata de demandas da Uergs junto ao FNDE e participa de cerimônia de posse na Abruem
Publicação:

O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, esteve em Brasília nesta semana. Os principais compromissos na Capital Federal foram a posse da nova gestão da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e reuniões no Fundo Nacional de Desenvolvimento em Educação (FNDE).
Logo que chegou à Brasília, na terça-feira (30), Beroldt se reuniu com o secretário executivo do Escritório de Representação do Governo do Estado em Brasília, José Henrique Pires, e com o assessor de Assuntos Federativos, Douglas Velasquez. O escritório faz o acompanhamento presencial das agendas que tratam da captação de recursos oriundos de emendas parlamentares e das consequentes aplicações por meio dos fundos federais, como o FNDE.
A agenda de Beroldt no FNDE ocorreu na quinta-feira (1/08) para tratar de três convênios: um sobre a obra de reforma de um prédio na Estação Agronômica da Uergs em Cachoeira do Sul; outro relacionado à reforma das redes elétrica, lógica e telefônica do prédio onde funciona a Unidade da Uergs em Santana do Livramento; e um terceiro voltado ao desenvolvimento de uma plataforma responsiva para a gestão de projetos de pesquisa e oferta de cursos e eventos promovidos pela Universidade.
A obra em Cachoeira do Sul contempla a instalação de dois laboratórios, uma sala de aula e salas de apoio para atividades de ensino e administrativas. De acordo com o reitor, a Universidade está aguardando a assinatura de um Termo Aditivo ao convênio, considerando que há a necessidade de uma suplementação orçamentária ao recurso oriundo de emenda parlamentar.
Essa suplementação será feita com recursos próprios da Universidade, mas o Termo Aditivo é necessário para que a licitação seja aceita pelo FNDE e o repasse realizado. Essas são as condições para que a obra, suspensa desde janeiro de 2024, possa ser retomada. De acordo com Beroldt, já há um parecer positivo da equipe técnica do Fundo e a demanda está no Departamento Jurídico do FNDE para análise.
Já o convênio para a obra em Santana do Livramento foi assinado em 2021, mas desde então está em averiguação no FNDE para análise dos projetos executivos. Além das reformas nas redes, o convênio contempla a implantação do sistema de proteção contra descarga atmosférica (SPDA). A demora na análise dos projetos pode acarretar em uma defasagem nos valores captados em relação à atualização dos preços de mercado para a execução da obra. Segundo o reitor, o órgão federal se comprometeu em dar prioridade a essa demanda.
A instalação da plataforma responsiva necessita de um parecer favorável relacionado ao tipo de nota fiscal emitida pelos prestadores desse serviço. Agora, a Universidade aguarda que o Jurídico do FNDE faça a análise da solicitação.
Agenda na Abruem
A posse dos(as) novos(as) presidentes das câmaras técnicas da Abrem ocorreu na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na quarta-feira (31/07). Nesta sexta-feira (2/8), o último compromisso do reitor em Brasília também foi com a Abruem, em uma reunião para discutir pautas da Associação e demandas encaminhadas pela Abruem ao FNDE. Além disso, a Associação prepara o 72º Fórum de reitores e reitoras, que deve ocorrer de 23 a 26 de outubro em Palmas, na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
Por: Daiane de Carvalho Madruga.
Mais notícias
- A imagem mostra o Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com destaque para a mesa diretora elevada, onde estão sentadas dez pessoas, entre homens e mulheres, lado a lado, voltadas para a plateia. Elas estão em cadeiras pretas, posicionadas atrás de um balcão de madeira escura, com o brasão do Estado ao centro.
- A imagem tem fundo verde escuro e apresenta elementos gráficos e textuais em branco. No lado esquerdo, há um desenho estilizado de uma árvore esguia e sem folhas, feita com traços finos contínuos. O tronco e os galhos superiores se estendem para cima, enquanto a parte inferior da árvore se conecta com as letras “pfcd”, desenhadas também com o mesmo traço contínuo da árvore. À direita da árvore e da sigla, está escrito, em letras maiúsculas e finas: “PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES”. No canto superior direito da imagem, há um efeito visual composto por pequenos pontos brancos que formam uma malha ondulada, criando uma sensação de profundidade e movimento. A composição tem um visual leve, moderno e orgânico, remetendo à ideia de crescimento e desenvolvimento contínuo.
- Em uma sala de reuniões com paredes claras e janelas com persianas cinzas parcialmente fechadas, sete pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. A maioria delas está usando roupas de inverno. À esquerda, três mulheres e um homem estão sentados de um lado da mesa, enquanto, do outro lado, há três pessoas – duas mulheres e um homem. A mulher que está falando gesticula com as mãos, enquanto os demais a observam atentamente, em clima de escuta e concentração. Sobre a mesa, há diversos objetos: cadernos, papéis, celulares, canecas coloridas, potes de vidro, uma garrafa térmica e bandeja com biscoitos. Há também um notebook aberto com cabos conectados. A luz natural entra pela janela ao fundo, e a porta verde da sala está entreaberta à esquerda da imagem.
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.