Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Evento do PPGSCBio, da Uergs e Sema, tratará sobre biodiversidade, ciência e conservação

Publicação:

Balão de fala azul com imagens de animais e árvores em verde que formam os desenhos de áreas de alguns continentes.
Evento “Diálogos sobre Biodiversidade, Ciência e Conservação” acontece de 8 a 10 de dezembro, pelo YouTube.

No dia 08 de dezembro, às 9h, ocorre a abertura dos “Diálogos sobre Biodiversidade, Ciência e Conservação”. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemática e Conservação da Diversidade Biológica (PPGSBio), mestrado realizado de forma associativa entre a Uergs e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (Sema). As atividades com palestras e mesas-redondas contam com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, especialistas em diversas áreas relacionadas à biodiversidade, avaliação de risco de extinção e avaliação de ecossistemas ameaçados. A transmissão online será feita pelo canal Youtube do PPGSCBio

A abertura conta com a presença do reitor da Uergs, Leonardo Alvim Beroldt da Silva, e da docente do PPGSCBio, Ana Maria Ribeiro, respectivamente. Na sequência, das 9h30 às 11h, será realizada a palestra “Pesquisa e Pós-Graduação em Biodiversidade no Brasil”. O último evento, das 14h às 16h30, do dia será uma mesa redonda denominada “Biodiversidade em ambientes Marinhos e Polares”.

A programação segue nos dias 09 e 10 de dezembro. No segundo dia de evento, das 9h às 10h30, ocorre o lançamento da segunda edição do livro “Filosofia da Biologia de Aristóteles”, com palestra e debate com o autor da obra e sorteio de exemplares entre os inscritos no evento. A mesa-redonda “O futuro das coleções científicas ante o desmonte das instituições públicas de pesquisa”, segue à tarde na programação, das 14h às 16h30. 

No último dia, está programada a mesa-redonda “Avaliação de risco de extinção de invertebrados: Panoramas e desafios”, das 9h às 11h30. Em seguida, das 14h às 15h30 ocorre a palestra “Avaliação de Ecossistemas ameaçados”. O encerramento será das 15h30 às 16h, com a condução da docente Ana Maria Ribeiro.

O evento será virtual e aberto ao público em geral, com emissão de certificado aos participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 7 de dezembro pelo site: www.even3.com.br/dsbcec2021, onde a programação e outras informações encontram-se também disponíveis. 

Por: Karoline Costa
Edição: Karine Martins

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul