Instalada a Comissão responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Uergs para 2022-2032

Imagem de um notebook com vinte e uma pessoas em reunião por vídeo conferência.
O PDI orienta a direção das IES para que atinjam seus objetivos, com vistas ao seu desenvolvimento.

Foi instalada na quinta-feira (3) a Comissão Central do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Uergs para 2022-2032. Presidida pela vice-reitora e superintendente de Planejamento da Uergs, Sandra Lemos, a Comissão é responsável pelo planejamento e execução dos métodos de discussão do Plano entre a comunidade universitária, pela sistematização dos conteúdos provenientes dessas discussões e pela elaboração do documento final.

O Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento obrigatório para todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, conforme determina o Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Com caráter estratégico, o PDI orienta a direção das IES para que atinjam seus objetivos, com vistas ao seu desenvolvimento, até que cheguem a um determinado patamar. Para que cumpra seu objetivo, o PDI deve ser construído coletivamente, com a participação da comunidade universitária.

A Comissão Central é formada por membros da Suplan, pelos diretores regionais, por representantes de cada uma das pró-reitorias e pela Assessoria de Comunicação da Uergs, representando os órgãos de apoio ao Gabinete da Reitoria.

O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, também participou do primeiro encontro do grupo e abriu oficialmente a Comissão. Na ocasião, Sandra apresentou as competências da Comissão, foi estabelecido o cronograma das próximas reuniões de trabalho do grupo e apresentada a proposta de identidade visual do PDI 2022-2032, que está sendo elaborada pela Assessoria de Comunicação da Uergs.

Em breve, deve ser publicado o Regimento Interno da Comissão Central do Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2032 (CCPDI). O lançamento da identidade visual do próximo PDI e da página no site que reunirá todas as informações sobre o processo de elaboração do documento também está previsto para os próximos dias.

As consultas à comunidade universitária acontecerão de abril a novembro de  2021. Nesse período, deverão ocorrer seminários sobre temas que envolvem um PDI; webinars com a presença de profissionais de outras IES com experiência na elaboração de PDIs; seminários organizados pelas unidades e campi regionais para a discussão em âmbito local e regional; consultas e audiências públicas; além de painéis durante o Fórum de Áreas da Uergs e o Fórum Permanente de Discentes da Universidade (Fopedi).

Em novembro de 2021, o documento deve ser apreciado pelo Consun. A partir da aprovação por esse Conselho, inicia a fase de implementação do PDI 2022-2032.

Arquivos anexos