PDI 2022-2032: Plano entra na fase de coleta de informações e construção de diagnóstico

Ilustração de um caminho estilo jogo de tabuleiro. Nele, há uma etapa destacada em verde com o texto "Consultas à comunidade mai./2021" e uma parte destacada em amarelo com o texto "Seminários formativos mai./2021".
Toda a comunidade universitária é convidada a participar dos encontros remotos que ocorrerão em cada região nesta fase.

Nesta quinta-feira (13), o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Uergs para o período 2022-2032 entrará na fase de coleta de informações e construção de diagnóstico sobre a Universidade. A matriz SWOT será a ferramenta utilizada para esta atividade, conforme a metodologia proposta pela Comissão Responsável pelo PDI (CCPDI), previamente aprovada pelo Consun. Toda a comunidade universitária é convidada a participar dos encontros remotos que ocorrerão em cada Campus Regional nesta fase da elaboração do documento.

A matriz SWOT, também conhecida como “FOFA”, é uma ferramenta que conduz à reflexão e apontamentos sobre as forças e fraquezas internas da organização e sobre as ameaças e oportunidades apresentadas pelo contexto externo. Os dados produzidos com o uso da SWOT serão complementados com outra ferramenta, a Pestel, que faz o cruzamento das ameaças e oportunidades ligadas a fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ecológicos e legais.

Cada Campus Regional da Uergs, além da Reitoria, fará esse exercício em encontros coordenados pelas direções regionais com o apoio de professoras da Uergs que integram o Comitê Técnico e analistas da Reitoria que orientarão sobre o uso das ferramentas de trabalho.

De acordo com Sandra Lemos, superintendente de Planejamento e vice-reitora da Uergs, a matriz SWOT permite um olhar interno e externo da Instituição, imprescindível para a elaboração de um diagnóstico. “O principal foco da análise SWOT é a possibilidade de definição de estratégias com vistas a manter pontos fortes, reduzir a ocorrência de pontos fracos, usufruir das oportunidades e se proteger de possíveis ameaças”, explica.

“Assim, setores da Reitoria, unidades e regiões poderão refletir e contribuir com o processo de elaboração do PDI,  fazendo essa análise situacional da realidade na qual estamos imersos”, complementa Sandra.

Para saber como participar dos encontros em seu Campus Regional, entre em contato com a direção do Campus.

Confira a agenda do PDI com as datas dos encontros para a construção do Diagnóstico em cada Região e na Reitoria