Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Prefeitura de Encantado e Uergs são parceiras em iniciativas de qualificação para o Turismo

Publicação:

Monumento de Encantado está projetado para ser maior do Brasil.
Monumento de Encantado está projetado para ser maior do Brasil. - Foto: Ademir Souza/Assoc. Amigos de Cristo de Encantado.

A obra do Cristo Protetor, em Encantado, na Região do Vale do Taquari, tem mobilizado diversos setores do município, especialmente os ligados ao turismo. Com uma unidade universitária na cidade, a Uergs tem atuado em diversas iniciativas para apoiar a Prefeitura Municipal no atendimento às demandas relacionadas ao setor de alimentos.

A Uergs oferta em Encantado cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas de Administração e de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Além das ações de Ensino e de Pesquisa, desenvolve diversos projetos de Extensão Universitária, que permitem a troca de conhecimentos com a comunidade local. Em razão disso, a Universidade foi procurada pela Prefeitura Municipal de Encantado em maio deste ano para a oferta de cursos de qualificação dos serviços de atendimento a turistas que já estão visitando o município em razão da obra.

“A obra do Cristo Protetor já vem atraindo turistas de diferentes regiões. O turismo tem potencial de estimular o desenvolvimento da região, nos aspectos econômicos e sociais, na medida que possibilita novas oportunidades aos empreendimentos locais, gerando empregos e renda e proporcionando melhoria na qualidade de vida da comunidade local”, explica a professora da Uergs Eliane Kolchinski.  

Nesse sentido, a Uergs apresentou à Prefeitura um projeto com ações organizadas em 10 eixos: cursos de boas práticas de fabricação de alimentos, elaboração de manuais de boas práticas e procedimentos operacionais padronizados para profissionais que atuam na área de produção de alimentos; apoio na área de alimentos para pessoas com dietas especiais; apoio para legalização de novas agroindústrias; criação de rotas e trilhas de turismo rural; Arranjo Produtivo Local (APL) das agroindústrias familiares; produção orgânica e “colhe pague”; ponto de comercialização dos produtos da agricultura familiar; gestão ambiental; banco de sementres crioulas no Vale do Taquari; e organização de evento.

Para isso, a Uergs propõe a articulação com instituições parceiras. Alguns desses projetos já tiveram início, como o que envolve o APL das agroindústrias familiares, coordenado desde a sua criação pela professora Eliane, e que está atuando na inserção das agroindústrias em roteiros de turismo rural.

De acordo com Eliane, em maio deste ano foi implantada a Feira Encantado e seus Encantos, que passou a funcionar em um local de acesso ao Cristo Protetor. Na Feira, são comercializados produtos das agroindústrias que compõem o APL e artesanatos. O objetivo é que esse espaço seja também um ponto de informações para turistas.

Estão em fase de planejamento os cursos de boas práticas de fabricação de alimentos e a elaboração de manuais de boas práticas e procedimentos padronizados para profissionais que atuam na área de produção de alimentos. O público desses cursos são profissionais que atuam na manipulação de alimentos em locais como restaurantes, hotéis, lancherias, agroindústrias e outras empresas que processam alimentos. 

 

Por: Daiane de Carvalho Madruga

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul