Prodiscência é reestruturado e seleção dos candidatos ocorrerá na Reitoria da Uergs

Em primeiro plano, à esquerda, uma moça com cabelo preto preso e sorrindo, com a cabeça levemente inclinada para a esquerda e segurando dois cadernos. Ao fundo, com desfoque, um rapaz e uma moça, ambos sorrindo, em frente a uma estante de livros.
Programa concede bolsas a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.

Atualizada em 25/11/2019 - 10h55

Programa de Auxílio à Permanência Discente (Prodiscência) passou por uma reestruturação, aprovada pelo Conselho Superior Universitário (Consun) nesta quinta-feira (21). A partir da próxima edição a seleção dos candidatos será realizada na Reitoria da Uergs pela Coordenadoria de Qualificação Acadêmica, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino.

Na nova redação da Resolução, foram editados alguns artigos e suprimidos outros, para tornar mais claro e objetivo o texto, de acordo com a coordenadora de Qualificação Acadêmica, Percila de Almeida.

A alteração mais significativa é a centralização da seleção na Reitoria, já que antes essa era uma responsabilidade dos colegiados em cada unidade. Para isso, será criada uma Comissão Permanente de Seleção do Prodiscência composta por um membro permanente e membros indicados pelos pró-reitores. A comissão será coordenada pela assistente social e pela psicóloga que atuam na Coordenadoria de Qualificação Acadêmica.

“A Comissão realizará uma análise técnica primando por um processo totalmente imparcial”, reitera Percila.

"Buscamos enquanto Pró-Reitoria de Ensino nos ajustar aos anseios das unidades e dos docentes, procurando melhorias para os discentes aos quais o Prodiscência se destina. Foi um trabalho intenso que se iniciou em 2018 e foi sendo reconstruído, acolhendo sugestões da comunidade acadêmica ao longo de 2019", acrescenta pró-reitora de Ensino, Rochele Santaiana.

As mudanças já estarão em vigor na próxima edição do Prodiscência.