Professora da Uergs em Caxias do Sul desenvolve horta comunitária

photoshop
A horta comunitária fica localizada no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul.

A professora Eléia Righi, da Uergs em Caxias do Sul, desenvolve uma horta comunitária em parceria com o Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza. A iniciativa iniciou em 2020 e faz parte do projeto de Extensão “A horta escolar como prática educativa e cidadania participativa”.

A horta fica localizada no colégio Cristóvão de Mendoza, sede da Uergs no município. Os alimentos cultivados no espaço são totalmente orgânicos e utilizados na preparação da merenda escolar. “Esse projeto possibilita a extensão e aprendizagem, com plantio, manejo e produção sem agroquímicos, fomentando, assim, de forma ativa, a cidadania participativa de toda a sociedade interessada, dos estudantes, professores e funcionários do Instituto Estadual Cristóvão de Mendonza e da Uergs em Caxias do Sul”, afirma Eléia.

No local, são desenvolvidas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. Entre as atividades destacam-se a organização de roças, pomares e jardins e o plantio de cactos e relógios de chás. “O espaço está praticamente todo ocupado, faltam ainda algumas mudas de frutíferas”, relata a professora.

A manutenção da horta é feita de forma regular por Eléia, os alunos que fazem parte do projeto, os estagiários que ela supervisiona e um vizinho da escola, que é jardineiro e trabalha de forma voluntária. Além disso, o local conta com o apoio da Prefeitura de Caxias do Sul, que disponibiliza terra para os canteiros, além de fornecer tratores e maquinários, e das empresas Randon, que fornecem adubos orgânicos.

Conheça a horta comunitária

Por: Filipe Pimentel