Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Professoras da Uergs são selecionadas em Editais de Pesquisa

Publicação:

Notícia professoras pesquisa
Quatro professoras da Uergs foram selecionadas em Editais de Pesquisa.

Quatro professoras  da Uergs foram selecionadas no Edital Fapergs 07/2021 -  Programa Pesquisador Gaúcho – PqG e na Chamada Pública CNPq  nº 04/2021 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa. As áreas contempladas pelos Editais de Pesquisa são: Ciências Agrárias; Artes e Letras; e Ciências Humanas e Sociais.

Foram três docentes selecionadas no Edital Fapergs para receber apoio financeiro às suas pesquisas: a professora adjunta em Agroecologia na Unidade em Santana do Livramento, Adriana Carla Trevisan; a professora do Mestrado em Educação e da Unidade em Montenegro, Cristina Wolffenbüttel; e a professora do Mestrado em Educação e das Unidades em Erechim e Osório, Thais Janaina Wenczenovicz.

Na Chamada Pública CNPq, a coordenadora de Pesquisa da Uergs e professora dos cursos de graduação em Agronomia e Gestão Ambiental, na unidade em Três Passos,  e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade, Bárbara Clasen, foi selecionada para receber o apoio financeiro.

Os Editais de Pesquisa tem como finalidade valorizar pesquisadores, incentivar o aumento da produção científica e selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.

 

Conheça um pouco mais sobre a atuação das professoras:

Adriana Carla Dias Trevisan
Adriana Carla Dias Trevisan

Prof.a Dr.a Adriana Carla Dias Trevisan

Cargo e Unidade: Professora Adjunta na Unidade em Santana do Livramento.

Tempo de Uergs: 3 anos.

Atuação na Uergs: docente dos cursos de Graduação em Agronomia, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, e Agroecologia; Coordenação da Especialização Binacional em Agroecologia e docente no Mestrado Profissional em Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Outras informações: O projeto aprovado na Fapergs emerge da interação entre os projetos de pesquisa e extensão junto a agricultoras e agricultores locais, visando o estabelecimento de protocolos de manejo agronômico e de cultivo das espécies nativas prioritárias para produção de óleos essenciais e hidrolatos. Também está sendo incubada uma startup de produção de bioinsumos à fitocosméticos e foi aprovado na primeira fase do Centelha-RS.

 

Bárbara
Bárbara Estevão Clasen

Prof.a Dr.a Bárbara Estevão Clasen

Cargo e Unidade: Professora Adjunta na Unidade em Três Passos e, atualmente, Coordenadora de Pesquisa na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Tempo de Uergs: 7 anos.

Atuação na Uergs: Docente dos cursos de Graduação em Agronomia e Gestão Ambiental na Unidade em Três Passos. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade.

Outras informações: Primeira professora da UERGS com Dedicação Exclusiva contemplada com bolsa de produtividade em pesquisa (PQ).

                                                                                                                                                                                       

cristina
Cristina Rolim Wolffenbüttel

Prof.a Dr.a Cristina Rolim Wolffenbüttel

Cargo e Unidade: Professora Adjunta na Unidade em Montenegro.

Tempo de Uergs: 20 anos.

Atuação na Uergs: Docente do curso de Graduação em Música - Licenciatura na Unidade em Montenegro; coordenadora, docente e orientadora no curso de Especialização em Educação Musical, também da Unidade em Montenegro; Mestrado Profissional em Educação – PPGED-MP (Unidade Litoral Norte - Osório) – Coordenadora da Linha 2 do PPGED-MP-Uergs, docente permanente do programa e orientadora.

Outras informações: Projetos de Pesquisa em andamento: "A Operacionalização do Ensino de Música na Educação Básica: uma pesquisa a partir das competências dos Conselhos de Educação" (selecionada no Edital Pesquisador Gaúcho - FAPERGS/07-2021);  “Educação Musical de Ontem e de Hoje: uma Pesquisa Documental sobre a Fundação Municipal de Artes de Montenegro” (coordenação). “A implementação da BNCC e os efeitos nos currículos das escolas públicas do estado do Rio Grande do Sul”.

 

Thais Janaina Wenczenovickz
Prof.a Dr.a Thais Janaina Wenczenovicz

Cargo e Unidade: Professora Adjunta nas Unidades em Erechim e Litoral Norte - Osório.

Tempo de Uergs: 11 anos.

Atuação na Uergs: Docente dos cursos de Graduação em Administração (Rural e Agroindustrial) e Gestão Ambiental; Docente do curso de Especialização em Teoria e Prática na Formação do Leitor e do curso de Mestrado Profissional em Educação.

Outras informações: Membro do Comitê Internacional Global Alliance on Media and Gender (GAMAG) - UNESCO. Líder da Linha de Pesquisa Cidadania e Direitos Humanos: perspectivas decoloniais/PPGD UNOESC. Membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos no Rio Grande do Sul. Membro do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI/Rio Grande do Sul). Membro sócia-titular da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul