Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia

Professoras da Uergs são selecionadas em Editais de Pesquisa

Notícia professoras pesquisa
Quatro professoras da Uergs foram selecionadas em Editais de Pesquisa.

Quatro professoras  da Uergs foram selecionadas no Edital Fapergs 07/2021 -  Programa Pesquisador Gaúcho – PqG e na Chamada Pública CNPq  nº 04/2021 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa. As áreas contempladas pelos Editais de Pesquisa são: Ciências Agrárias; Artes e Letras; e Ciências Humanas e Sociais.

Foram três docentes selecionadas no Edital Fapergs para receber apoio financeiro às suas pesquisas: a professora adjunta em Agroecologia na Unidade em Santana do Livramento, Adriana Carla Trevisan; a professora do Mestrado em Educação e da Unidade em Montenegro, Cristina Wolffenbüttel; e a professora do Mestrado em Educação e das Unidades em Erechim e Osório, Thais Janaina Wenczenovicz.

Na Chamada Pública CNPq, a coordenadora de Pesquisa da Uergs e professora dos cursos de graduação em Agronomia e Gestão Ambiental, na unidade em Três Passos,  e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade, Bárbara Clasen, foi selecionada para receber o apoio financeiro.

Os Editais de Pesquisa tem como finalidade valorizar pesquisadores, incentivar o aumento da produção científica e selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.

Conheça um pouco mais sobre a atuação das professoras:

Adriana Carla Dias Trevisan

Prof.a Dr.a Adriana Carla Dias Trevisan

Cargo e Unidade: Professora Adjunta na Unidade em Santana do Livramento.

Tempo de Uergs: 3 anos.

Atuação na Uergs: docente dos cursos de Graduação em Agronomia, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, e Agroecologia; Coordenação da Especialização Binacional em Agroecologia e docente no Mestrado Profissional em Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Outras informações: O projeto aprovado na Fapergs emerge da interação entre os projetos de pesquisa e extensão junto a agricultoras e agricultores locais, visando o estabelecimento de protocolos de manejo agronômico e de cultivo das espécies nativas prioritárias para produção de óleos essenciais e hidrolatos. Também está sendo incubada uma startup de produção de bioinsumos à fitocosméticos e foi aprovado na primeira fase do Centelha-RS.

Bárbara
Bárbara Estevão Clasen

Prof.a Dr.a Bárbara Estevão Clasen

Cargo e Unidade: Professora Adjunta na Unidade em Três Passos e, atualmente, Coordenadora de Pesquisa na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Tempo de Uergs: 7 anos.

Atuação na Uergs: Docente dos cursos de Graduação em Agronomia e Gestão Ambiental na Unidade em Três Passos. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade.

Outras informações: Primeira professora da UERGS com Dedicação Exclusiva contemplada com bolsa de produtividade em pesquisa (PQ).

cristina
Cristina Rolim Wolffenbüttel

Prof.a Dr.a Cristina Rolim Wolffenbüttel

Cargo e Unidade: Professora Adjunta na Unidade em Montenegro.

Tempo de Uergs: 20 anos.

Atuação na Uergs: Docente do curso de Graduação em Música - Licenciatura na Unidade em Montenegro; coordenadora, docente e orientadora no curso de Especialização em Educação Musical, também da Unidade em Montenegro; Mestrado Profissional em Educação – PPGED-MP (Unidade Litoral Norte - Osório) – Coordenadora da Linha 2 do PPGED-MP-Uergs, docente permanente do programa e orientadora.

Outras informações: Projetos de Pesquisa em andamento: "A Operacionalização do Ensino de Música na Educação Básica: uma pesquisa a partir das competências dos Conselhos de Educação" (selecionada no Edital Pesquisador Gaúcho - FAPERGS/07-2021);  “Educação Musical de Ontem e de Hoje: uma Pesquisa Documental sobre a Fundação Municipal de Artes de Montenegro” (coordenação). “A implementação da BNCC e os efeitos nos currículos das escolas públicas do estado do Rio Grande do Sul”.

Thais Janaina Wenczenovickz
Prof.a Dr.a Thais Janaina Wenczenovicz

Cargo e Unidade: Professora Adjunta nas Unidades em Erechim e Litoral Norte - Osório.

Tempo de Uergs: 11 anos.

Atuação na Uergs: Docente dos cursos de Graduação em Administração (Rural e Agroindustrial) e Gestão Ambiental; Docente do curso de Especialização em Teoria e Prática na Formação do Leitor e do curso de Mestrado Profissional em Educação.

Outras informações: Membro do Comitê Internacional Global Alliance on Media and Gender (GAMAG) - UNESCO. Líder da Linha de Pesquisa Cidadania e Direitos Humanos: perspectivas decoloniais/PPGD UNOESC. Membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos no Rio Grande do Sul. Membro do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI/Rio Grande do Sul). Membro sócia-titular da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).