Professores da Uergs são agraciados com Medalha do Mérito de Ensino

Professores da Uergs atuam em cursos de pós-graduação ofertados aos oficiais da Brigada Militar.

Quatro professores da Uergs receberam, na tarde desta quarta-feira (23), a Medalha do Mérito de Ensino, concedida pela Brigada Militar (BM). A honraria foi entregue ao reitor, Leonardo Beroldt, no grau Grande Mérito de Ensino; à professora Jaciane Cristina Ladeira, ao professor Celmar de Oliveira e ao professor Fernando Santos, no grau Especial Mérito de Ensino.

A medalha do Mérito de Ensino da Brigada Militar é conferida pelo governador do Estado, mediante indicação do Comandante Geral da Brigada Militar. A entrega acontece anualmente no dia 23 de setembro, por ocasião das comemorações do aniversário de instalação do Departamento de Ensino da Brigada Militar.

Parceria em pós-graduação

Há alguns anos, a Uergs e a Brigada Militar mantém uma parceria para a oferta de cursos de pós-graduação aos membros da corporação. Em 2017, foi aberto um curso de especialização em Gestão Pública com ênfase em Segurança Pública, que fez parte do Programa Avante – que dá as diretrizes de gestão institucional da corporação – focado na valorização profissional dos policiais militares. As aulas ofereceram uma visão geral sobre a administração pública direta e indireta, fornecendo elementos teóricos e atividades práticas para auxiliar na compreensão acerca da relevância do serviço público para o desenvolvimento econômico e social.

O corpo docente foi composto por profissionais das duas instituições, com coordenação da professora Jaciane Costa. As bancas de avaliação dos artigos de conclusão também foram compostas por professores da Uergs, majores, capitães e tenentes da Brigada Militar. Além disso, outros professores do curso de Administração Pública da Uergs se envolveram em atividades de formação continuada da BM. Cerca de 40 policiais militares cursaram a especialização.

Desde então, professores da Uergs vêm colaborando em cursos ofertados pela BM, incluindo mestrados e doutorados e, em contrapartida, membros da corporação também ministram aulas no curso de Administração Pública da Uergs, como colaboradores.

“Esse é o resultado e o reconhecimento por um trabalho em parceria que vem sendo realizado entre a Uergs e a Brigada Militar a bastante tempo. A expectativa é a de que essa parceria seja ampliada e consolidada”, afirma o reitor.