Reitor da Uergs apresenta propostas e demandas da Uergs em visita ao governador Eduardo Leite

Eduardo Leite recebeu o reitor no Palácio Piratini.
Eduardo Leite recebeu o reitor no Palácio Piratini. - Foto: Itamar Aguiar

Atualizada às 18h52

O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, foi recebido pelo governador Eduardo Leite no Palácio Piratini na tarde desta sexta-feira (03). Na primeira visita oficial do reitor ao chefe do executivo estadual, Beroldt apresentou a Uergs e as principais ações desenvolvidas no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão que contribuem para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Luís Lamb, gestor da pasta à qual a Uergs está vinculada, acompanhou a reunião.

Na pauta da conversa estiveram as parcerias com outras secretarias estaduais e suas vinculadas e o potencial da Uergs como promotora da formação continuada de funcionários e gestores públicos, por meio de seus cursos de graduação e pós-graduação voltados a esses profissionais. Recentemente, a Universidade e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) deram início a uma iniciativa pioneira no estado para promover, juntas, um programa de formação continuada de professores de escolas das redes pública e privada do Rio Grande do Sul.

Também há a perspectiva de ampliar a parceria já existente com a Escola de Saúde Pública (ESP) do Estado para promover formação continuada aos gestores da área da Saúde. A Uergs oferece um curso de Administração voltado à área de Sistemas e Serviços de Saúde e mantém, em parceria com a ESP, um curso de especialização em Saúde Pública.

Além disso, de acordo com o reitor, a Uergs se coloca como impulsionadora do desenvolvimento das regiões onde está presente ao propor cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de gestão ambiental, ciências agrárias, engenharias, entre outras, para atender as demandas regionais e incentivar a descoberta de novas formas de aproveitar os recursos de forma sustentável e promovendo a economia criativa.

No último final de semana, a Universidade lançou a 3ª Edição da Olimpíada Nacional de Aplicativos, com o tema "Redução das Desigualdades", que convida estudantes de escolas de Ensino Médio de todo o país a desenvolver aplicativos que contribuam para a transformação social e ambiental a partir de reflexões sobre desenvolvimento sustentável e os principais problemas ambientais. No sábado (27), em Gramado, foram entregues as premiações às equipes vencedoras da 2ª edição, compostas por estudantes do estado de Pernambuco e do Rio Grande do Sul.

Leite falou sobre a importância de a Uergs estar alinhada com as necessidades regionais e de sua potencial atuação na estratégia do Governo voltada para as profissões do futuro, com enfoque na inovação. “Temos uma nova economia que demanda um trabalho de fomento para que floresça e a Universidade tem um belo papel a cumprir nesse processo”, pontuou o governador.

Beroldt também falou sobre a necessidade da criação do Fundo para captação de recursos próprios. Para isso, a Universidade requer autorização do Governo do Estado para que possa cobrar pela prestação de determinados serviços e assim gerar recursos para atender as demandas que hoje são atendidas com verbas do orçamento do Estado, convênios e emendas parlamentares. Leite se mostrou favorável à proposta.

O reitor também reforçou a solicitação da destinação do imóvel da Cientec, localizado no Centro de Porto Alegre, para que a Universidade possa instalar a Reitoria e a Unidade na Capital, que hoje estão separadas e em prédios alugados. De acordo com Leite, essa proposta está sendo avaliada pelo Governo.

Por fim, Beroldt solicitou a liberação de R$ 2,5 milhões da Consulta Popular conquistados por quatro unidades da Uergs na votação de 2018 e a nomeação dos diretores regionais eleitos em 2018.

Participaram da reunião o diretor de assuntos institucionais da Uergs, Aaron Hengles, o secretário adjunto da Sict, Fernando Mattos, e o assessor da deputada Zilá Breitenbach, Niro Pieper.

Por: Daiane Madruga