Uergs lança Banco de Estágios para os cursos de Agronomia e Agroecologia

Imagem com fundo verde. No canto inferior esquerdo, ilustração de um homem e uma mulher jovens plantando uma árvore sendo observados por uma mulher com um caderno na mão. À direita, o texto em Branco "Banco de Estágios" e, em laranja, "Agronomia e Agroecologia".
Banco de Estágios dos cursos de Agronomia e Agroecologia da Uergs - Foto: Ascom/Uergs
Por Filipe Pimentel | Edição: Carla Dellagnese

Recentemente, a Uergs lançou no site um Banco de Estágios da Agronomia e Agroecologia. O objetivo da iniciativa é aproximar estudantes de empresas. As instituições interessadas em se cadastrar devem preencher um formulário.

A ideia de criar um banco de estágios surgiu a partir da iniciativa de Janaína Bernardo, docente da Uergs em Cachoeira do Sul, e de Rafael Meirelles, professor da Unidade Universitária da Uergs em São Luiz Gonzaga.

“Estávamos trabalhando com o projeto do banco de sementes crioulas do NEA Gaia e falávamos sobre como era difícil achar empresas que tivessem seus produtos e missões voltadas para agricultura familiar e de base ecológica. Uma ideia levou à outra e em pouco tempo tínhamos o projeto do banco de estágios com o formato que está agora”, conta Rafael.

O contato da Universidade com as empresas acontece de três formas. Docentes e equipe de apoio administrativo da Uergs podem indicar as instituições, pode ser feita uma busca ativa ou acontece a procura via redes sociais, a partir da divulgação de banners e conteúdos informativos sobre como cadastrar a empresa.

O processo de cadastramento das empresas conta com uma bolsista, Rosemeri Rodrigues, responsável pelas buscas ativas e captação de parceiros. Após o cadastramento das empresas, elas passam por uma avaliação feita por um grupo gestor do projeto. Apenas as instituições que estiverem de acordo com as missões e valores dos cursos da Uergs serão cadastradas no banco.

A previsão é de que, até o próximo ano, o banco de estágios esteja em pleno funcionamento, com atualizações semanais de empresas no site. Além disso, os coordenadores do projeto esperam que outros cursos da área da vida e ambiente se interessem e participem do projeto.

De acordo com Rafael, o projeto está sendo muito proveitoso, pois ele está conseguindo entender quais são realmente as necessidades dos cursos de Agronomia e Agroecologia, como a questão da escassez de locais para estágios próximos às unidades da Uergs. “Os acadêmicos faziam estágios nos mesmos lugares. Sempre que não sabiam onde estagiar, procuravam os professores. Pois bem, temos um conhecimento limitado, não sabemos de todas as empresas do Rio Grande do Sul. Agora, com o banco, os acadêmicos vão buscar dentre as vagas disponíveis aquelas que mais lhes agradam”, afirma o docente.

Rafael espera que muito em breve outros cursos da vida e ambiente possam participar do banco de estágios e que os docentes destas áreas colaborem com o cadastramento de empresas e atualizações no site. “A partir de agora os outros cursos estão convidados a também participarem do banco”, convida o professor.