Uergs oficializa parceria com Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul

Reitor da Uergs e diretor executivo do Geoparque, ambos usando máscara de proteção facial, olhando para a câmera e segurando o Termo de Cooperação assinado.
Diretor executivo do Geoparque, Gislael Floriano e reitor da Uergs, Leonardo Beroldt assinam o Termo de Cooperação.

Na última terça-feira (18), a Uergs e o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul oficializaram uma parceria com a assinatura do Termo de Cooperação entre o Consórcio Caminhos dos Cânions do Sul e a Universidade, na prefeitura de Torres. O objetivo dessa parceria é promover atividades de ensino, pesquisa e extensão, que fortaleçam o desenvolvimento das principais atividades nos municípios em que o Geoparque está localizado.

O ato ocorreu em reunião com a presença do reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, e de integrantes do Geoparque e de secretários municipais. O diretor executivo do Geoparque, Gislael Floriano, participou do ato de assinatura, representando o prefeito Carlos Souza, presidente do Consórcio.

O reitor afirma que a parceria de cooperação abre perspectivas e novos campos de estudos e pesquisa para a Universidade, especialmente nesse momento em que o Geoparque passa a ser reconhecido oficialmente pela Unesco e vai compor a rede mundial de Geoparques. “Isso também se insere num compromisso da Uergs de atuar para o desenvolvimento regional no Rio Grande do Sul. Dada a relevância do projeto Geoparque, dada a repercussão, o significado que tem o território do Geoparque, aumenta, também, a nossa responsabilidade como Universidade. Dar a nossa contribuição para que o Geoparque se mantenha como um Geoparque, um território permanentemente reconhecido pela Unesco”, conclui.

O projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul busca impulsionar o desenvolvimento sustentável e econômico da região. A parceria com a Universidade é oficializada, também, com a proposta de conservação da natureza, o ambiente e os princípios do desenvolvimento sustentável nos municípios que compõem o Consórcio.

A cooperação Universidade e Consórcio já está rendendo atividades de pesquisa em curso, provenientes do Curso de Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade, oferecido pela Unidade em São Francisco de Paula. Além dos grupos de pesquisa do PPGAS, a Uergs conta com outros grupos de pesquisa que já atuam no território do Geoparque, como é o caso do Grupo Observa Litoral, com diversas ações de pesquisa e extensão em andamento no município de Torres, que integra o Consórcio Público Caminhos Cânions do Sul.

Com informações da Prefeitura de Torres.

Por: Karoline Costa

Edição: Carla Dellagnese