Workshop de Espectroscopia Atômica e Molecular
- Data:
- Uergs Porto Alegre
O "Workshop de Espectroscopia Atômica e Molecular" tem como objetivo proporcionar uma imersão qualificada nas principais técnicas analíticas utilizadas em laboratórios de pesquisa, controle de qualidade e inovação, reunindo especialistas e profissionais da área.
Ao longo do encontro serão abordados conceitos fundamentais, aplicações avançadas e tendências tecnológicas em espectroscopia, com foco em soluções que impactam diretamente a confiabilidade analítica, a produtividade laboratorial e a obtenção de resultados de excelência.
Informações sobre como participar seguem abaixo:
Data: 07 de maio de 2026 (quinta-feira)
Hora: das 08h20 às 17h
Local: Campus Central da Uergs - Rua Washington Luiz, 675 - Centro Histórico, Porto Alegre/RS
Público-alvo: Toda comunidade acadêmica e externa
Inscrições: formulário online com acesso pelo link
Vagas: 120
Certificação: sim, mediante lista de participação
Valor: gratuito
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 4 Educação de qualidade; 9 Indústria, inovação e infraestrutura
Coordenação: professora Lilian Raquel Hickert (Uergs)
Contato para atendimento: proppg@uergs.edu.br
Instituição parceira: Agilent Technologies
PROGRAMAÇÃO
8h20 – 08h40: Credenciamento
8h40 – 09h: Abertura
9h - 09h20: Apresentação institucional da Uergs - Prof. Lilian Hickert
9h20 - 10h: Espectrofotometria UV-Vis e UV-Vis-NIR: como potencializar suas análises escolhendo o acessório mais adequado
10h – 10h40: Infravermelho médio: versatilidade e inovações que melhoram suas aplicações qualitativas e quantitativas
10h40 – 11h10: Coffee break
11h10 – 11h50: Raman portátil: identificação direta e imediata de amostras através da embalagem
11h50 – 12h30: Seleção e cuidados com insumos de espectroscopia
12h30 – 14h30: Almoço
14h30 – 15h10: Do plasma ao pixel: fundamentos essenciais e avanços que transformam o ICP‑OES
15h10 – 16h00: A nova fronteira da espectroscopia atômica: MP‑AES como alternativa moderna ao AA e ICP‑OES
16h00 – 16h40: Do single ao triplo quadrupolo: a nova era da espectrometria de massas atômica
16h40 – 17h00: Bye bye coffee