6º Siepex supera edição anterior em número de trabalhos inscritos e recebe inscrições de ouvintes até 31 de agosto

6º Siepex - Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão escritos em verde e acima três balões de pensamento em amarelo, verde e vermelho. Abaixo, o contorno de um cérebro em tom alaranjado e o título Unidade em Bagé: as fronteiras do conhecimento.
6º Siepex será realizado em Bagé - Foto: Ascom/Uergs

O 6º Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex) da Uergs superou a edição anterior com relação ao número de trabalhos inscritos. A comissão científica recebeu 622 resumos para apresentação entre os dias 19 a 21 de outubro, em Bagé. No ano passado, foram 451 apresentações, entre orais e pôsteres. Com isso, também é esperado um número maior de ouvintes, que poderão se inscrever até 31 de agosto, por meio do site do evento.

Junto ao 6º Siepex ocorrerão a 2ª Jornada de Pós-Graduação e o 1º Seminário de Territorialidade. Os destaques da programação, além da apresentação dos trabalhos e das palestras, são as visitas técnicas e os minicursos, que já são mais de 30, e as mesas-redondas que tratarão de temas como Mestrado Profissional e Núcleos de Desenvolvimento Territorial. Na programação cultural, está previsto um sarau e um espetáculo de música, ambos com a participação de estudantes da Urcamp e da Unipampa. Em breve, será divulgada a programação completa.

Para a edição de Bagé, o evento também ampliou as parcerias institucionais, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai (Ideau), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

O pró-reitor de Extensão da Uergs e presidente do evento, Ernane Pfüller, destaca que o crescimento do número de trabalhos a cada ano também está relacionado à inserção da Jornada de Pós-Graudação na programação do Siepex. “O número de inscrições de trabalhos da pós-graduação aumentou em mais de 270%, pois serão 87 apresentações desta modalidade este ano, enquanto que no ano passado tivemos 32”, disse.