Artigos produzidos na especialização em Educação Musical são reunidos em livro

Capa Livro Educação Musical

Os artigos produzidos pela primeira turma da especialização em Educação Musical da Uergs em Montenegro foram reunidos em um livro lançado pela editora da Fundação Municipal das Artes de Montenegro (Fundarte). A obra “Educação Musical Escolar: Pesquisas e Propostas de Inserção da Música na Educação Básica” traz 20 artigos e está disponível para acesso online e gratuito.

A especialização em Educação Musical está em sua terceira edição e, de acordo com Cristina Wolffenbuttel, coordenadora do curso, em breve será lançado o segundo volume do livro, contendo 23 artigos produzidos pela segunda turma. A intenção é dar sequência às publicações e disponibilizar também as produções da turma que está em andamento, cujas aulas ocorrerão até dezembro de 2018.

A primeira turma do curso de especialização em Educação Musical ingressou em agosto de 2013 e finalizou o curso em dezembro de 2015. Tanto na primeira quanto na segunda turma, a maior parte dos alunos eram professores da Educação Básica.

Cristina destaca que a metodologia utilizada para a realização dos trabalhos de conclusão da especialização foi a pesquisa-ação, o que permitiu que todos os trabalhos fossem planejados e implementados nas escolas e nos espaços de atuação dos professores. “Será um material que poderá contribuir com a qualificação das práticas pedagógico-musicais de quem consultar os artigos constantes nos livros”, sugere a professora.

O livro lançado recentemente tem o prefácio escrito pela reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, e os artigos foram escritos em parceria com os professores Cristina Wolffenbuttel; Eduardo Pacheco, coordenador do curso de Licenciatura em Música; e Silvia Lopes, coordenadora do curso de Licenciatura em Dança.

Arquivos anexos