Bagé se prepara para receber o maior evento acadêmico da Uergs

Duas mulheres reformando um pallet sobre uma mesa. Raio de luz que emerge dop canto inferior direito e perpassa a imagem.
Unidade se prepara para receber mais de 1200 pessoas.

Atualizada em 14/10/2016 às 18h12

A Unidade da Uergs em Bagé está se preparando para receber estudantes, professores e funcionários de todas as unidades universitárias e da Reitoria, durante o 6º Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade (Siepex), de 19 a 21 de outubro. Junto ao 6º Siepex ocorrerão a 2ª Jornada de Pós-Graduação, o 1º Seminário de Territorialidade e o 2º Fórum Permanente de Discentes (Fopedi). O evento é aberto ao público e os organizadores estão esperando mais de 1200 pessoas.

A cada ano, o Siepex ocorre em uma das 24 Unidades da Uergs, o que mobiliza não só a comunidade acadêmica, mas as instituições das cidades sede que também se preparam para receber os visitantes, formando uma rede de parceiros do evento.

Preparativos e expectativa

A coordenadora local do 6º Siepex, professora Veronice da Silva, fala sobre a preparação para o maior evento acadêmico da Uergs. “A proposta de sediar o Siepex surgiu a partir de debates e fomos motivados pelo desejo enorme de sentir a energia de um evento tão valoroso. Estamos organizando nossa Unidade para receber o público acadêmico com todo respeito merecido. Além dos espaços físicos, estamos preparando atividades culturais, visitas técnicas para que nossos visitantes conheçam o potencial da nossa região”, conta.

Entre os estudantes da Unidade também há grande expectativa para recepcionar os colegas. Alguns deles participam da Comissão Organizadora e falam sobre os preparativos. Fabiana da Silva está no 7º semestre do curso de Pedagogia e fala que a expectativa é de proporcionar um evento de qualidade que integre a todos. “Queremos apresentar a todos a nossa Unidade e mostrar o orgulho que temos de fazer parte da família Uergs”, disse.

“Esperamos que todas as unidades sejam muito bem acolhidas em nossa cidade. Os preparativos estão a mil, estamos dando o nosso melhor para que tenhamos um belo evento regado de conhecimento e energias boas. Torcemos para que tudo corra na mais perfeita ordem e que possamos trocar conhecimentos e experiência entre os demais cursos da Uergs”, diz a estudante Tamiris Pinheiro.

“Me sinto parte viva deste evento histórico para nossa Unidade, e levarei comigo todo o empenho e dedicação dos alunos, professores e funcionários da nossa Unidade, desde o momento de trazer o evento para a nossa cidade até seu desenvolvimento”, ressalta Jaison Marques.

Parcerias institucionais

Para a edição de Bagé, a Uergs ampliou as parcerias institucionais, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Embrapa Pecuária Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Vinícola Batalha.

Saiba como cada instituição está contribuindo para a realização do 6º Siepex:

Embrapa Pecuária Sul: visitas técnicas.

Exército: Espaço para alimentação, mão de obra para manutenção do prédio e limpeza externa.

IFSUL: Auditório, professores para as bancas.

Unipampa: planetário, professores para minicursos, palestras, mesa redonda, lançamento de livro e bancas.

Urcamp: Ginásio para alojamento, salas para apresentar as comunicações, professores para as bancas, professores para minicursos, apresentação cultural, lançamento de livro, trilha guiada e visita técnica.

Prefeitura Municipal: estrutura (lonão, cadeiras, equipamento de som, banheiros químicos, água para os palestrantes, policiamento).

Vinícola Batalha: visitas técnicas com degustação de vinhos.

Programação

Nesta edição, serão apresentados 622 trabalhos de forma oral. Os destaques da programação, além da apresentação dos trabalhos e das palestras, são as visitas técnicas e os minicursos, e as mesas-redondas que tratarão de temas como Mestrado Profissional e Núcleos de Desenvolvimento Territorial. Na programação cultural, está previsto um sarau e um espetáculo de música, ambos com a participação de estudantes da Urcamp e da Unipampa.