Começam as atividades do 6º Siepex

Mais de 1200 pessoas se inscreveram para o 6º Siepex.

Começaram na tarde desta quarta-feira (19) as atividades do 6º Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs (Siepex). Junto com o 6º Siepex, ocorrem a 2ª Jornada de Pós-Graduação da Uergs, o 1º Seminário Estadual sobre Territorialidade e o 2º Fórum Permanente de Discentes(Fopedi). Mais de 1200 pessoas se inscreveram para o evento.

Estudantes, professores e funcionários das 24 Unidades da Uergs e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) estão participando do evento. Os primeiros ônibus começaram a chegar hoje pela manhã para o credenciamento, que segue até a chegada de todos os participantes do evento.

Ao chegar à Unidade, os inscritos recebem um Kit contendo uma sacola com caneca, caneta, bloco e um guia com orientações e informações sobre alimentação, alojamento e telefones úteis.

Programação

Ao longo dos três dias, serão realizadas apresentações orais de 622 trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação da Uergs e de outras IES, além de palestras e mesas-redondas. Também serão oferecidos mais de 20 minicursos, visitas técnicas, atividades culturais e lançamentos de livros de professores e funcionários da Uergs.

A abertura oficial ocorrerá às 19h30 desta quarta-feira, no Ginásio da Escola Auxiliadora, com a presença do prefeito de Bagé, Dudu Colombo, da reitora da Uergs, Arisa Araújo da Luz, e demais autoridades da Uergs e das instituições parceiras.

Um dos destaques da programação é a palestra sobre Michael Foucault na Pesquisa em Educação, que será ministrada pelo professor Alfredo Veiga-Neto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), às 9h de quinta-feira (20). O palestrante coordena o Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC/Ufrgs) e integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (Gepi/Unisinos/CNPq). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, estudos foucaultianos, crítica pós-estruturalista e interdisciplinaridade.

Na manhã de quinta-feira, também ocorre a abertura do Seminário de Territorialidade, que terá mesas-redondas e palestras no Auditório da Universidade da Região da Campanha (Urcamp).

A cerimônia de encerramento do 6º Siepex também ocorrerá na Escola Auxiliadora, na tarde de sexta-feira (21), com a premiação dos destaques e a escolha da próxima Unidade a sediar o Salão, em 2017.

>> Programação

Números do 6º Siepex

Esta edição do Siepex conta com mais de 1200 inscrições. A organização do evento mobilizou cerca de 100 pessoas da Unidade, entre alunos, professores e funcionários que estão trabalhando na organização dos espaços, no credenciamento e como apoio nas salas de apresentações de trabalhos.

A Comissão Organizadora disponibilizou alojamento e refeições aos estudantes da Universidade. Estão sendo oferecidas mais de 1000 refeições diárias – são dois jantares e dois almoços – e o alojamento receberá mais de 600 pessoas.

Parcerias institucionais

Para a edição de Bagé, a Uergs ampliou as parcerias institucionais e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Embrapa Pecuária Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Vinícola Batalha.

Conteúdos relacionados