Cursos da Uergs recebem quatro estrelas em ranking do Guia do Estudante

Logotipo: em destaque, "Melhores Universidades" escrito em preto e vermelho. No canto superior esquerdo, o logotipo do Guia do Estudante. Abaixo e em lados opostos, logotipo da Editora Abril. Abaixo e centralizado, 4 estrelas.
Receberam quatro estrelas cursos das Unidades em Montenegro, Osório e Porto Alegre.

Três cursos da Uergs alcançaram quatro estrelas no ranking do Guia do Estudante, uma publicação da Editora Abril, em que a posição máxima é cinco. Receberam quatro estrelas os cursos de Licenciatura em Artes Visuais, da Uergs em Montenegro; Licenciatura em Pedagogia, da Unidade em Osório; e Bacharelado em Administração, da Unidade em Porto Alegre.

Também foram avaliados e receberam três estrelas (considerado “bom” no nível de classificação) os cursos de Licenciatura em Pedagogia das unidades em Alegrete, Bagé, Cruz Alta e São Luiz Gonzaga; de Administração da Unidade em Cachoeira do Sul; de Engenharia de Computação, da Unidade em Guaíba; de Licenciatura em Dança e de Licenciatura em Música, ambos da Unidade em Montenegro; Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, da Uergs em Santana do Livramento; e de Ciências Biológicas, ofertado em convênio com a Ufrgs na Unidade em Osório.

O ranking será publicado no GE Profissões Vestibular 2018, que entrará em circulação nas bancas dia 16 de outubro.

Entenda como é feita a avaliação do Guia do Estudante

1. Atualização de dados das instituições: por meio de e-mail ou telefone, a redação do guia do estudante entra em contato com as instituições para solicitar o preenchimento de um questionário eletrônico com os dados e cursos que serão oferecidos no próximo vestibular.
  2. Definição dos participantes: para serem avaliados, os cursos devem obedecer quatro critérios - ter titulação de bacharelado (com exceção de Pedagogia e Educação Física); possuir turma formada há pelo menos um ano; ser presencial; ter turma em andamento e oferecer processos seletivos para próximas turmas.
  3. Preenchimento de formulário específico: definidos os cursos que serão avaliados, a redação entra em contato com os respectivos coordenadores e solicita a eles o preenchimento de um questionário eletrônico com informações específicas – projeto docente, infraestrutura, produção científica, entre outros. Mesmo que não preencha o documento, o curso ainda é avaliado, mas pode ser prejudicado na avaliação visto essa ser a fonte de informação para os pareceristas realizarem suas análises.
  4. Pesquisa de opinião com os pareceristas: a redação aciona uma equipe de 6.864 pareceristas - coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores. São eles que dão as notas aos cursos: excelente (5), muito bom (4), bom (3), regular (2), ruim (1) e "prefiro não opinar" (em que é buscada uma nova nota). Cada curso recebe conceitos de, no mínimo, sete pareceristas - um a mais em relação à edição passada.
  5. Atribuição dos conceitos: as estrelas que cada curso recebe são resultado da média das notas válidas recebidas dos pareceristas. A fim de evitar distorções, são descartadas duas notas: a maior e a menor nota recebida por cada curso. Desde 2008, os cursos só podem subir ou descer uma estrela a cada ano.

Fonte: Guia do Estudante