Cursos de Pedagogia são destaque no ranking do Guia do Estudante

Logotipo: em destaque, "Melhores Universidades" escrito em preto e vermelho. No canto superior esquerdo, o logotipo do Guia do Estudante. Abaixo e em lados opostos, logotipo da Editora Abril e o ano 2016. Abaixo e centralizado, Pedagogia e 4 estrelas.
Curso recebeu quatro estrelas no ranking cuja pontuação máxia é cinco.

O Curso de Pedagogia - Licenciatura, das Unidades em Alegrte e em São Francisco de Paula, conquistou quatro estrelas (o equivalente a “muito bom”) no ranking organizado pelo Guia do Estudante, uma publicação da Editora Abril. A pontuação máxima é cinco.

Também foram avaliados os cursos de Administração, das unidades da Uergs em Frederico Westphalen e Porto Alegre, de Engenharia da Computação, da Uergs em Guaíba, e da Pedagogia, unidades da universidade em Bagé, Cruz Alta, Osório e São Luiz Gonzaga, todos com três estrelas (considerado “bom” no nível de classificação).

A lista completa será divulgada no Guia do Estudante de Profissões Vestibular 2017, que passa a circular nas bancas a partir do dia 14 de outubro.

Entenda como é feita a avaliação do Guia do Estudante

1. Atualização de dados das instituições: por meio de e-mail ou telefone, a redação do guia do estudante entra em contato com as instituições para solicitar o preenchimento de um questionário eletrônico com os dados e cursos que serão oferecidos no próximo vestibular.
  2. Definição dos participantes: para serem avaliados, os cursos devem obedecer quatro critérios - ter titulação de bacharelado (com exceção de Pedagogia e Educação Física); possuir turma formada há pelo menos um ano; ser presencial; ter turma em andamento e oferecer processos seletivos para próximas turmas.
  3. Preenchimento de formulário específico: definidos os cursos que serão avaliados, a redação entra em contato com os respectivos coordenadores e solicita a eles o preenchimento de um questionário eletrônico com informações específicas – projeto docente, infraestrutura, produção científica, entre outros. Mesmo que não preencha o documento, o curso ainda é avaliado, mas pode ser prejudicado na avaliação visto essa ser a fonte de informação para os pareceristas realizarem suas análises.
  4. Pesquisa de opinião com os pareceristas: a redação aciona uma equipe de 6.864 pareceristas - coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores. São eles que dão as notas aos cursos: excelente (5), muito bom (4), bom (3), regular (2), ruim (1) e "prefiro não opinar" (em que é buscada uma nova nota). Cada curso recebe conceitos de, no mínimo, sete pareceristas - um a mais em relação à edição passada.
  5. Atribuição dos conceitos: as estrelas que cada curso recebe são resultado da média das notas válidas recebidas dos pareceristas. A fim de evitar distorções, são descartadas duas notas: a maior e a menor nota recebida por cada curso. Desde 2008, os cursos só podem subir ou descer uma estrela a cada ano.

Fonte: Guia do Estudante

Conteúdos relacionados