Estudantes têm a primeira reunião com a reitora após a eleição do DCE

Ao redor de uma mesa no Gabinete da Reitora, os participantes da reunião. Em uma TV na parede está projetada a imagem de uma das estudantes que participa via hangout.
Grupo falou sobre orçamento, demandas e alternativas para melhorar a assistência estudantil.

Os membros do 1º Diretório Central dos Estudantes da Uergs (DCE), eleitos recentemente, tiveram uma reunião com a reitora da Universidade, Arisa Araujo da Luz, nesta terça-feira (10), na Reitoria, em Porto Alegre. Também participaram da conversa a vice-reitora, Eliane Kolchinski, e os funcionários do Núcleo de Atendimento ao Discente (NAD).

Um dos principais assuntos tratados foi a importância do Programa de Auxílio à Permanência Discente (Prodiscência) para os estudantes que dependem dessas bolsas para despesas com transporte e alimentação. Também estiveram na pauta as carências e alternativas para a assistência estudantil a alunos economicamente hipossuficientes e com deficiência. Os membros do DCE relataram as dificuldades vividas por estudantes de diferentes realidades para se manter na Universidade e apresentaram algumas demandas, além de sugerir alternativas, como a criação de parcerias com entidades presentes nos municípios para apoio na oferta de restaurantes e casas dos estudantes.

Arisa e Eliane apresentaram dados sobre a aplicação de recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Ensino Superior Públicas Estaduais (Pnaest). A vice-reitora, que também é superintendente de Planejamento da Universidade, esclareceu que os recursos do Pnaest não são depositados com regularidade. Recentemente a Uergs recebeu os recursos referentes a 2013 e 2014, que estão sendo utilizados em aquisição de acervo bibiográfico, materiais didáticos, equipamentos de laboratório, equipamentos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência, instalação de plataformas elevatórias e em despesas com transporte de alunos para o Siepex e atividades de campo.

A coordenadora do NAD, Rejane Several, anunciou que o departamento está organizando um mapeamento que embasará um plano de atendimento às necessidades especiais dos estudantes nas 24 Unidades. Recentemente, a Universidade também nomeou uma assistente social para atuar no NAD.

“É importante que haja esse diálogo para pensarmos juntos em alternativas para nossas demandas”, disse Eliane.

Arisa falou sobre a importância da presença dos estudantes nos espaços de representação e que a criação do DCE e reuniões como essa são muito importantes para o fortalecimento da Uergs. “É um momento marcante para a Universidade que pela primeira vez tem seu DCE instituído, empossado e atuando, trazendo informações e tendo uma postura dialógica para o enfrentamento de questões críticas para nossa Universidade hoje, entre elas a assistência estudantil. Hoje temos um acesso amplo em que todas as vagas ofertadas são preenchidas. Precisamos garantir a permanência desses estudantes”, ressaltou.

“Parabenizo o trabalho e envolvimento das 24 Unidades para a construção do nosso 1º DCE”, acrescentou Arisa.

“O DCE é uma entidade que levou 15 anos para se organizar, mas finalmente saiu do papel e foi criada como um presente nos 15 anos da Uergs, para somar forças junto à Associação dos Docentes (Aduergs) e à Associação dos Servidores da Uergs (Assuergs)”, disse o estudante Éderson Ferreira, de Tapes.

Participaram da reunião a assistente social Sandra Bissoni e os funcionários Marco Antonio Júnior e Rafael Junqueira, do NAD, a coordenadora da Áreas das Ciências Exatas e Engenharia, Letícia Guimarães, o pró-reitor de Extensão, Ernane Pfüller, a chefe de gabinete da reitora, Gabriela Dias, a diretora da Assessoria de Comunicação, Daiane Madruga, e os discentes: Audrei Maciel (Caxias do Sul), José Pietro da Silva (Porto Alegre), William Fróes (Guaíba), Thiago Severo (Porto Alegre), Thais Berg (coordenadora geral da UEE Livre), e via hangout, Caroline Milan (Osório), Jaqueline Vieira (Bento Gonçalves) e Sara Beltamin (Frederico Westphalen).