Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Reitora e secretário da Sdect vão a Brasília pedir prorrogação de convênios

Publicação:

Brasilia - FNDE
Agenda com Leandro Damy foi acompanhada pelo secretário da Sdect, Evandro Fontana, e pelo deputado Marcio Biolchi.

A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, esteve em Brasília nesta terça-feira (08), acompanhada do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Evandro Fontana, para tratar da prorrogação de convênios. Eles tiveram uma reunião com o diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Leandro José Damy, para solicitar a prorrogação do convênio para a construção do Campus Central. A agenda também teve reuniões com deputados da Bancada Gaúcha e no escritório do Governo do Estado em Brasília. 

A Uergs pediu a prorrogação, por um ano, do prazo para utilização dos R$ 13 milhões destinados pelo senador Paulo Paim, em 2012, para a construção do Campus Central da Uergs, em Porto Alegre. Para executar o recurso, repassado à Uergs em 2014, a Universidade depende de uma contrapartida do Governo do Estado. Porém, o governador publicou, em 2015, 2016 e 2017, decretos que estabeleciam critérios para priorizar a utilização dos recursos públicos, o que fez com que o orçamento para investimentos do Tesouro do Estado repassados à Uergs não fosse suficiente para custear o projeto executivo, terraplanagem e sondagem do solo, necessários para o início da obra. A reunião foi agendada pela Sdect e pelo deputado Márcio Biolchi, que acompanhou as tratativas.

Em ofício entregue a Damy a reitora explica que a estrutura disponível na Unidade da Uergs em Porto Alegre não atende plenamente as demandas de todas as turmas dos seis cursos de graduação, além dos cursos de pós-graduação oferecidos. “A prorrogação e execução do convênio são fundamentais para atender os cursos oferecidos e possibilitar a consolidação da infraestrutura da Universidade”, disse. O FNDE concedeu uma prorrogação do convênio por três meses.

Reunião no no escritório do Governo do Estado em Brasília.
Reunião no no escritório do Governo do Estado em Brasília.

Após a reunião no FNDE, a reitora esteve no escritório do Governo do Estado em Brasília para solicitar o acompanhamento dos processos da Uergs sobre a liberação de emendas parlamentares. Arisa e Evandro foram recebidos pelo chefe do escritório, Otaviano Fonseca.

No gabinete do deputado Afonso Motta Arisa agradeceu pela indicação de emendas e pediu mais recursos.
No gabinete do deputado Afonso Motta Arisa agradeceu pela indicação de emendas e pediu mais recursos.

Arisa também visitou o gabinete do deputado Afonso Motta, para agradecer e solicitar novas emendas.

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul