Reitora viaja a Brasília em busca de prorrogação do prazo para a construção do Campus Central da Uergs

Da esquerda para a direita: Otaviano Fonseca, Arisa Araujo da Luz, Tina Zazelis e Cristina Neiva.
Arisa participou de reunião no FNDE, na tarde desta terça-feira (12).

Atualizada dia 14/06/2018, às 17h04.

A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, participou de uma reunião no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília, na tarde desta terça-feira (12). O objetivo foi tratar sobre a prorrogação do prazo para utilização dos R$ 13 milhões, destinados pelo senador Paulo Paim em 2012, para a construção do Campus Central da Universidade, em Porto Alegre.

"A reunião foi muito importante, pois delineamos caminhos para a efetivação de nova prorrogação por prazo maior. Embora a situação seja crítica, ainda há esperanças. Para isso, precisamos de celeridade em algumas decisões, como local e projetos executivos", enfatizou Arisa.

Estiveram presentes Tina Zazelis, assessora do Diretor do FNDE Leandro Damy, José Otaviano Fonseca, representante do Governo do Estado do RS em Brasília, e Cristina Barbosa Neiva, assessora do deputado federal Marcio Biolchi.

Arisa segue em Brasília até a próxima quinta-feira (14) para reuniões com o diretor da Capes, Carlos Lenuzza, deputados e senadores, além da entrega dos convites para o  evento de Homenagem a Parlamentares, que será realizado no próximo dia 28 de junho.

Confira os registros da entrega dos convites aos deputados federais:

Agenda da quarta-feira (13)

Na manhã desta quarta-feira, a reitora se encontrou com o diretor de Educação a Distância (EaD) da  Capes, Carlos Lenuzza, para tratar da oferta de cursos pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UAB é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da EaD.

Carlos Lenuzza recebeu a reitora na manhã desta quarta-feira
Durante a reunião, também foi discutido sobre a prorrogação do convênio para construção do Campus Central da Universidade, em Porto Alegre, visto que durante a primeira prorrogação, Lenuzza foi fundamental nas negociações. A Uergs recebeu o recurso para a construção em 2014 e desde então vem buscando apoio do Governo do Estado para sua execução, pois precisa que o Governo disponibilize recursos para os projetos executivos.

Ao longo do dia, Arisa entregou também os convites aos senadores homenageados: Paulo Paim, Lasier Martins e Ana Amélia Lemos.

À tarde, a reitora se reuniu com Cecília Perez, chefe de gabinete do Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, para entregar um ofício pedindo a publicação de um novo Edital do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAEST). O objetivo é que a Uergs consiga proporcionar a continuidade das atividades ofertadas e contribua com as condições de permanência e conclusão dos cursos pelos alunos da graduação, cumprindo assim com o objetivo do Programa, por meio de ações de assistência estudantil articuladas às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. De acordo com Arisa, a reunião foi produtiva, pois a chefe de gabinete se comprometeu em abrir um processo com a solicitação da Universidade.

REUNIAO CHEFE GABINETE MINISTRO
Arisa entregou ofício pedindo a publicação de novo edital do PNAEST.
RUNIAO CHEFE GABINETE MINISTRO2
O último edital do PNAEST foi lançado pelo MEC em 2014.

Atualmente, as verbas do PNAEST vêm sendo destinadas à contratação de transporte e alimentação para os estudantes no Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs (Siepex), além da aquisição de equipamentos e softwares de inclusão digital, compra de acervo bibliográfico, projetos de comunicação e apoio a eventos, e projetos de apoio pedagógico.

Também estiveram presentes à reunião a chefe de gabinete adjunta do ministro, Claudia von Sperling, e a assessora do deputado Marcio Biolchi, Cristina Barbosa Neiva.

Agenda da quinta-feira (14)

Na tarde desta quinta-feira, Arisa reuniu-se com o deputado federal Chico Alencar para a entrega de um Ofício referente à regulamentação da profissão de Gestor Ambiental. Na Uergs, o curso de Bacharelado em Gestão Ambiental é ofertado nas unidades em Erechim, Sananduva, São Borja, São Francisco de Paula, Soledade, Tapes e Três Passos.

Entraga oficio Chico Alencar
Arisa entregou o Oficio ao deputado Chico Alencar, relator do PL 2.664.
No dia 13 de junho, Alencar, relator da Projeto de Lei nº  2.664, que trata do tema, entregou o parecer positivo para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). "Agradeci o deputado federal Chico Alencar e fiquei à disposição para auxiliar no que for preciso para que esse tema seja pautado na CCJC, pois a regulamentação é muito importante para o profissional gestor ambiental", frisou Arisa.