Uergs abre a 11ª edição do Fórum de Áreas

Evento ocorre até sexta-feira (19).

Foto de um auditório com várias pessoas sentadas em cadeiras azuis. No palco, 4 mulheres e 2 homens estão sentados em uma mesa com o logo da Famurs. À esquerda, uma mulher fala ao púlpito.
11ª edição do evento tem como tema os desafios para o reposicionamento institucional da Universidade.

Teve início, na tarde desta quarta-feira (17), o 11º Fórum de Áreas da Uergs, que este ano tem como tema "Os desafios para o reposicionamento institucional da Universidade". A abertura oficial ocorreu no auditório da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), com a presença de autoridades da Uergs e do secretário adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), Raphael Ayub. O evento segue até sexta-feira(19) com atividades na Famurs e no Campus Central da Uergs.

O Fórum promove a integração das três áreas do conhecimento – Ciências Humanas; Ciências da Vida e do Meio Ambiente; e Ciências Exatas e Engenharias – e a abordagem dos eixos de ensino, pesquisa e extensão. O tema desta edição está sendo debatido a partir de seis pilares norteadores: reposicionamento de cursos de graduação e de pós-graduação; prestação de serviços utilizando os laboratórios para atender a demandas da sociedade; mudanças nas metodologias de ensino; curricularização da extensão; políticas públicas, e inovações.

A abertura oficial do 11º Fórum de Áreas da Uergs foi realizada pela coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Estéfani de Deus, que representou a reitora, Sandra Lemos. Estéfani falou sobre a importância do Fórum de Áreas. “Este espaço é  muito importante porque serve para que a gente reflita, converse e chegue a um entendimento sobre o que importa mesmo dentro da Universidade, que é a sua continuidade”, disse.

“Espero que, ao longo desta semana, a gente consiga conversar e compreender esse reposicionamento, como a gente vê a nossa Universidade daqui pra frente, trazendo sobretudo serenidade e legalidade nos aspectos que tangem a Universidade”, finalizou em nome da reitora Sandra Lemos.

O secretário adjunto da Sict falou sobre o papel das universidades diante das transformações vividas pela sociedade. “A Universidade é um meio necessário, pelo qual efetivamente produzimos pesquisa e conhecimento. Com todas as transformações que a sociedade vem vivendo, é fundamental que a gente faça uma discussão profunda sobre um reposicionamento institucional e acadêmico, porque o mundo mudou a forma de ensinar, a forma de aprender e a forma de se relacionar”, disse.

“Assim como as grandes instituições, tenho certeza que a Uergs, com este Fórum, vai colher bons frutos. Que a gente consiga seguir na mesma tomada que o mundo moderno está nos exigindo não só no setor de Educação, mas nos diversos setores da nossa sociedade, para que a gente siga produzindo o que há de mais caro na sociedade: que é um capital intelectual de qualidade”, acrescentou Raphael, que representou o governador do Estado no Fórum.

Representando as coordenações de áreas da Uergs, responsáveis pela organização do 11º Fórum de Áreas da Uergs, a professora Eléia Righi deu as boas vindas e apresentou o tema do evento.

A mesa de abertura também contou com a presença do acadêmico de Administração Pública Gustavo Balzani; da diretora do Campus Regional I da Uergs, Ana Lúcia Kern; e da presidente da Associação dos Servidores da Uergs (Assuergs), Ana Garcia.

O pronunciamento dos estudantes foi feito pelos acadêmicos Gustavo e Eli dos Santos, do curso de Música da Uergs. Ambos leram um texto produzido por 39 discentes de todas as unidades universitárias da Uergs. O material apresenta uma série de demandas identificadas pelo grupo como desafios para o reposicionamento institucional da Universidade na visão dos discentes. Também menciona que o reposicionamento institucional é um passo importante, coletivo e vital para o funcionamento contínuo e de qualidade da universidade.

“É imprescindível que toda a comunidade acadêmica lute por uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, diz a conclusão do texto.

Em sua fala, a presidente da Assuergs mencionou o compromisso dos funcionários da Universidade com o apoio e o incentivo à excelência acadêmica em todas as áreas do conhecimento. “Nosso trabalho cotidiano contribui diretamente para o funcionamento harmonioso desta instituição de ensino e pesquisa, que tem como objetivo formar cidadãos críticos, capacitados e comprometidos com o bem-estar da sociedade”, disse.

Logo após a abertura oficial, ocorreu a primeira palestra do Fórum, sobre as dificuldades e as superações do acesso ao ingresso na Educação Superior. O tema foi abordado pelo pró-reitor de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Jerônimo Tybusch.

Na sequência, a presidente do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade (NIT/Uergs), Betina Bitencourt, falou sobre as funções do NIT e sobre a atuação do Núcleo no eixo “Serviços e laboratórios”.

O primeiro dia do Fórum de Áreas de 2024 foi encerrado com uma apresentação musical de estudantes e docentes do curso de Música da Uergs, coordenada pela professora Cristina Bertoni dos Santos.

A abertura oficial do Fórum e a programação desse primeiro dia de atividades foram transmitidas pelo YouTube da Uergs. A gravação está disponível neste link. As demais palestras que ocorrem até sexta-feira também serão transmitidas ao vivo.

Confira a programação do 11º Fórum de Áreas da Uergs.