Uergs esteve na pauta da Tribuna Temática da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Sentados na bancada da Câmara Municipal de Porto Alegre, o presidente da Câmara, o diretor regional, a reitoria e o coordenador do DCE. Na tribuna, Sophia Cavedon.
Representantes da Uergs falaram sobre a importância da Universidade na Tribuna Popular da Câmara dos Vereadores

A Uergs ocupou o espaço da Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, na sessão que ocorreu na tarde desta quarta-feira (26). A reitora, Arisa Araujo da Luz, foi convidada pela vereadora Sofia Cavedon a falar sobre a importância da Uergs para o Rio Grande do Sul.

Arisa apresentou a Universidade e falou sobre as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas em 24 municípios, dando destaque aos rankings que demonstram a qualidade dos cursos ofertados e do desempenho dos estudantes e egressos. De acordo com índices do MEC que medem a qualidade dos cursos, a graduação da Uergs está entre as 10 melhores do estado. A Instituição também está entre as 250 Melhores Universidades do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), de acordo com pesquisa realizada em 2016.

“Essas avaliações nos mostram a importância da nossa Universidade e a nossa qualidade, se levarmos em conta o desempenho dos nossos estudantes e egressos onde estão atuando”, disse a reitora, ao apontar que muitos estudantes da instituição vêm se destacando. Um exemplo recente são os alunos do curso de Engenharia de Computação, da Unidade em Guaíba, que desenvolveram um aplicativo para uso sustentável da água e foram condecorados pela ONU.

Arisa também falou sobre o curso de Mestrado com foco na formação de professores, que recebeu 468 inscrições para as 16 vagas disponibilizadas.

Acompanharam a reitora, o diretor do Campus Regional I da Uergs, Vinicius Curcio, e o coordenador do Diretório Central dos Estudantes, Ederson Gustavo Ferreira. Curcio enfatizou que Porto Alegre sedia a Reitoria da Uergs e possui uma Unidade, localizada no Bairro Agronomia, que oferta seis cursos de graduação, dois cursos do Programa Nacional de Formação de Professores e quatro especializações. “É a maior Unidade de ensino, e a que se destaca pela procura e qualidade dos cursos”, disse o diretor regional, ao mencionar que o curso de Automação Industrial recebeu nota máxima na avaliação do MEC por dois anos consecutivos, ocupando o 1º lugar no país.

Ferreira falou sobre a importância da organização do DCE da Universidade, constituído recentemente, e sobre o desempenho dos colegas. “As premiações estão mostrando o quanto estamos contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado. Não é à toa que a Uergs vem se destacando a nível estadual, nacional e até internacional”, disse.

Realizaram pronunciamentos os vereadores Adeli Sell (PT), Cassiá Carpes (PP), Fernanda Melchiona (PSOL), Sofia Cavedon (PT), Aldacir Oliboni (PT), Márcio Ely (PDT) e Tarciso Flecha Negra (PSD). Durante os pronunciamentos foram lembradas as lutas pela criação e consolidação da Universidade e todos ratificaram a importância da Uergs e de investir na Instituição com recursos públicos e privados.

A proponente da sessão, Sofia Cavedon, disse que a Uergs foi uma conquista do povo gaúcho. “Lembro que quando a Uergs foi criada, foi pensada para cobrir um vazio de outras universidades. Foi pensada para suprir lacunas de conhecimento e continua fazendo isso. Desse orgulho decorre a nossa responsabilidade”, falou.

A reitora da Uergs e membros da gestão estão fazendo visitas, desde o início do ano, aos prefeitos municipais empossados em janeiro e às Câmaras Municipais de Vereadores.