Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Uergs recebe o Selo ODS Educação pelo segundo ano consecutivo

Universidade foi certificada por nove projetos de quatro categorias dos ODS

Publicação:

4
Cerimônia de entrega do Selo ocorreu na última quarta-feira (5) em São Paulo.

Pelo segundo ano consecutivo, a Uergs foi certificada com o Selo ODS Educação, um reconhecimento concedido pelo Instituto Selo Social para instituições de ensino que trabalham em prol da Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A professora Ana Carolina Tramontina, coordenadora do Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade, recebeu o Selo representando a Reitoria em uma cerimônia ocorrida nesta quarta-feira (5), na Escola Paulista de Magistratura, em São Paulo. 

A Uergs foi certificada por nove projetos, com 10 impactos sociais e 2833 atendimentos (número de pessoas atendidas). A certificação ocorreu nos ODS 3 (Saúde e Bem Estar), 4 (Educação de Qualidade), 6 (Água Potável e Saneamento) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

Ana Carolina destaca o aumento no número de projetos da Uergs certificados com o Selo em relação ao ano passado. “Em 2022, conseguimos enviar apenas três projetos. Em 2023, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), foi possível coletar dados de mais projetos e ao final foram certificados nove; e esperamos que em 2024 possamos melhorar ainda mais esses números”, comemora a professora.

Ao todo, foram certificadas 39 instituições de ensino, sendo quatro delas gaúchas: Uergs, UFSM, IFFAR e UCS. Dessas, três fazem parte da Rede Gaúcha de Instituições para o Ensino Sustentável (Regies): Uergs, IFFAR e UFSM. 

De acordo com Ana Carolina, a conquista do Selo é o resultado de um trabalho coletivo. “Gostaria de agradecer especialmente aos colegas e alunos que se disponibilizaram a repassar as informações sobre seus projetos e tornaram possível o recebimento deste Selo, que tem sido muito importante no estabelecimento de parcerias, especialmente agora que a Uergs faz parte da Regies, uma parceria entre as instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Sul que busca monitorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios e no Estado”, enfatiza.


Conheça os nove projetos da Uergs que receberam o Selo ODS:

  1. Água é vida! ODS 3  e 6. Projeto de extensão. Responsável: Profa. Suzana Frighetto Ferrarini.
  2. Química na Escola. ODS 4 . Projeto de extensão. Responsável: Profa. Lilian Hickert 
  3. Olimpíada de Aplicativos - ONDA. ODS 4. Projeto de extensão. Responsável: Profa. Débora Motta Matos. 
  4. Introdução aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: da Agenda 2030 à sua Aplicabilidade. ODS 4. Projeto de extensão desenvolvido como produto técnico do Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS). Responsáveis: Ma. Andréa Pandolfo e Ma. Daiane Lippert Tavares (egressas do PPGAS) e prof. Celmar Corrêa de Oliveira. 
  5. Remoção de paracetamol de águas empregando biocarvão como adsorvente de baixo custo. ODS 6. Projeto de pesquisa. Responsável: Profa. Lúcia Ries. 
  6. Fabricação de produtos de higiene e limpeza naturais: Aproximando a Universidade da comunidade. ODS 3. Projeto de extensão. Responsável: Profa. Lúcia Ries. 
  7. Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade. ODS 4. Projeto de Ensino. Sem responsável direto pela execução. 
  8. Programa de rádio Ecos do Pampa: diálogo de saberes sobre a conservação da biodiversidade. ODS 11. Projeto de extensão. Responsável: Profa. Adriana Carla Dias Trevisan. 
  9. Curso de formação em utilização de alta tecnologia: HPLC. ODS 4. Projeto de extensão. Responsável: Profa. Lilian Hickert. 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A ONU e seus parceiros organizaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como forma de fazer um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes objetivos visam atingir a Agenda 2030 no Brasil e abordar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no país e no mundo. 

De acordo com Tramontina, muitos docentes vêm trabalhando com os ODS nos seus projetos. “Na minha visão, o trabalho em prol dos ODS e da Agenda 2030 é muito importante, pois, embora não seja perfeita, é uma Agenda que visa melhorar a qualidade de vida para todas as pessoas, sem comprometer a qualidade ambiental. A partir do recebimento do Selo por dois anos seguidos, foi possível identificar que, mesmo não tendo os ODS e suas metas explícitas nos objetivos dos projetos, os docentes da Uergs trabalham nesse sentido, em prol da sustentabilidade”, finaliza Ana Carolina.

Conheça os 17 Objetivos no site da ONU.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul