Andamento e perspectivas do curso de Agronomia são discutidos em evento em Cachoeira do Sul

Grupo deliberou sobre a abertura do curso em outras unidades e reformulação do PPC.

O Núcleo Docente Estruturante do curso de Bacharelado em Agronomia da Uergs organizou o segundo debate sobre o andamento do curso, que reuniu estudantes e professores, além de funcionários da Uergs, na Unidade em Cachoeira do Sul, na terça-feira (14). A próxima edição do evento “Ciências Agrárias e a Universidade” deverá ser realizada em abril de 2018.

Atualmente, a Uergs oferta o Bacharelado em Agronomia nas unidades em Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, São Luiz Gonzaga, Três Passos e Vacaria. A fim de fortalecer e consolidar o curso nessas Unidades, o grupo redigiu um documento em que solicita a não abertura de novos cursos de Agronomia nas Unidades da Uergs, até que as necessidades de estrutura física e de pessoal nos cursos atualmente ofertados sejam plenamente atendidas.

O grupo também discutiu sobre a necessidade de promoção de ciclos de debates e eventos envolvendo grandes nomes da área da Agroecologia, a fim de proporcionar o aprimoramento dos docentes. Entre as deliberações estão a busca por políticas públicas de fortalecimento do curso e a realização de ações de fortalecimento do NDE e de incentivo à participação de mais professores no Núcleo. Também foi ressaltada a necessidade de realização de estudo sobre as possibilidades de regulamentação de horas complementares e de análise do currículo do curso, por meio dos colegiados, para uma possível reformulação do Projeto Pedagógico.

A programação foi aberta com uma palestra sobre o mercado de trabalho do engenheiro agrônomo, ministrada por Juarez Lopes, professor da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Conselho Regional de Agronomia.

O evento contou com a presença da vice-reitora da Universidade e superintendente de Planejamento, Eliane Kolchinski, do coordenador da área das Ciências da Via e Meio Ambiente, Alexandro Cagliari, e da coordenadora de assuntos acadêmicos, Viviane Maurente.