Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Biblioteca Central lança Manual para Publicação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos da Uergs

Publicação:

Fotografia de uma estante com livros.
Manual foi elaborado pelos bibliotecários da Universidade.

A Biblioteca Central da Uergs lança, nesta segunda-feira (6), a nova edição do Manual para Publicação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Elaborado e revisado pelos bibliotecários da Uergs, o Manual inclui a normalização de trabalhos científicos e acadêmicos proposta pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O Manual traz orientações para a elaboração de trabalhos acadêmicos, incluindo trabalhos de disciplinas, relatórios de estágio, trabalhos de conclusão de curso, monografias, projetos de pesquisa, entre outros, de acordo com as normas vigentes da ABNT. A publicação inclui exemplos, figuras e modelos de diversos gêneros.

“Com o uso do Manual para publicação de trabalhos acadêmicos e científicos da Uergs, desde o início do curso pelos acadêmicos, quando os professores já orientam a sua utilização, é um treinamento eficaz da escrita para publicação e da estruturação dos trabalhos ao longo do curso. O resultado do uso permanente das normas da ABNT na produção dos trabalhos acadêmicos, com certeza, capacita melhor o aluno para o trabalho de conclusão de curso e para uma futura pós-graduação”, afirma a pró-reitora de Ensino da Universidade, Gabriela Dias.

A coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Uergs, Lucy Anne de Oliveira, destaca que este é o primeiro Manual elaborado inteiramente pelos analistas bibliotecários da Uergs, especialistas na área de normalização, e que o conteúdo está de acordo com o auxílio prestado à comunidade acadêmica da Uergs para a normalização de trabalhos acadêmicos e documentos da Universidade, tais como os projetos pedagógicos dos cursos e regimentos.

Lucy acrescenta que, em avaliação recente dos cursos da Universidade, o Conselho Estadual de Educação avaliou como um fator positivo o fato de a Uergs ter seu próprio manual para publicação de trabalhos acadêmicos e científicos, o que permite a padronização das produções da comunidade acadêmica.

O Manual foi elaborado pelos bibliotecários Carina Hentges, Daniel Jesus Magnus, Lucy Anne de Oliveira, Marcelo Bresolin, Nídila Cristina Guimarães, Simone Semensatto e Valéria Frants, com revisão textual de Fernanda Silva de Souza.

Manual para Publicação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos da Uergs (.pdf 3,92 MBytes)

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul