Brinquedoteca da Uergs em Osório recebeu familiares dos estudantes, professores e funcionários no encerramento do semestre

A Brinquetoca da Unidade Litoral Norte/Osório recebe crianças de escolas do município

No início de julho, a Brinquedoteca da Unidade da Uergs no Litoral Norte/Osório recebeu a visita das crianças que são familiares de estudantes, professores e funcionários da Unidade. A atividade marcou o encerramento das atividades da Brinquedoteca no semestre letivo.

A brinquedoteca faz parte de um projeto de extensão chamado “Vamos brincar? Brinquedoteca Uergs/Litoral Norte” desenvolvido na Unidade desde o ano de 2013 sob a coordenação da professora Carolina Gobbato e coordenação adjunta da professora Dolores Schussler, com a colaboração da estudante de Pedagogia Ana Maria Menotti.

As atividades do projeto visam promover a valorização do brincar e da brincadeira na formação das crianças, trazendo-as da comunidade para dentro da brinquedoteca, e colocá-las em contato com diferentes espaços, jogos e materiais. Em junho, a Brinquedoteca recebeu uma turma de pré-escola da Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança, de Osório. Essas ações buscam fortalecer o vínculo entre Universidade e comunidade através de ações que tenham impacto na formação das pessoas.

“A brincadeira é fundamental na vida das crianças; brincando elas constroem suas aprendizagens, relacionam-se e ampliam seu conhecimento de mundo”, diz a professora Carlina, lembrando que a iniciativa valoriza a formação de professores nos cursos de Pedagogia.

Além da visitação das turmas de escolas da região, a Brinquedoteca Universitária oferece formações pedagógicas para professores e empréstimos de materiais pedagógicos, brinquedos e jogos aos discentes do Curso de Pedagogia para uso em escolas.