Exposição mostra cultura do povo kaingang de São Leopoldo
Publicação:

O projeto de extensão “Povo Kaingang da Aldeia Por Fi Gã/ São Leopoldo: educação e cultura articulando saberes e práticas”, coordenado pela professora Sandra Lemos, realizará a segunda edição da exposição “Educação/cultura do Povo Kaingang: a afirmação cultural da aldeia Por Fi Gã”, que apresenta vídeos, fotografias e o trabalho artesanal do povo kaingang da Aldeia Por Fi Gã, de São Leopoldo.
A exposição será aberta no dia no dia 7 de abril, às 15h, e se estende até o dia 6 de maio. Serão expostos trabalhos dos artistas Fabrício Bittencourt, Rosemari Fiuza e Rita Stalivieri, estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unidade da Uergs em Montenegro. As visitações devem ser agendadas através dos telefones: 996974842 (Cacique Antônio ), 981688429 (Rosemari Fiuza) ou 995977998 (Sueli).
A exposição promove a troca de conhecimentos entre o povo Kaingang e o restante da comunidade, além de buscar a inclusão dos indígenas no Ensino Superior.
Serviço
Exposição “Educação/cultura do Povo Kaingang: a afirmação cultural da aldeia Por Fi Gã”
Período: de 7 de abril à 6 de maio
Local: Centro Cultural da Aldeia Por Fi Gã/ Estrada do Quilombo, 1015 – São Leopoldo
Coordenação: Sandra Lemos
Contato: sandra-lemos@uergs.rs.gov.br
Mais notícias
- Em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, duas pessoas estão sentadas frente a frente à mesa de madeira, envolvidas em uma conversa atenta. À esquerda, uma mulher de pele clara e cabelos loiros, ondulados e soltos, veste um casaco rosa escuro sobre uma blusa clara. Ela segura uma xícara branca de café com as duas mãos apoiadas na mesa, olhando para o homem à sua frente. À direita, um homem de pele clara, cabelos grisalhos curtos e óculos, veste blazer cinza sobre suéter azul e camisa. Ele também segura uma xícara azul e tem um celular preto sobre a mesa. Outras duas pessoas, parcialmente visíveis no canto direito da imagem, tomam notas em cadernos. Sobre a mesa estão copos e xícaras coloridas, uma garrafa térmica preta, papéis, panfletos e canetas. Ao fundo, parede verde clara e janela com persianas verticais cinza. O ambiente transmite formalidade e concentração.
- Em uma sala de reuniões bem iluminada, quatro pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira clara. Em destaque, à esquerda da imagem, está um homem branco de cabelos grisalhos, óculos e casaco escuro, que fala com as mãos enquanto olha para o homem à sua frente. À direita, este segundo homem, de pele parda, cabelos com dreadlocks presos no alto da cabeça e casaco preto, ouve atentamente. Ambos têm copos de vidro com água à sua frente. Sobre a mesa, há cadernos, canetas, uma garrafa térmica branca, um bule preto e uma garrafa de água transparente. Ao fundo, há uma janela com persianas verticais parcialmente abertas, por onde se vê uma parede externa de tijolos e um prédio ao fundo.
- Nota da Uergs
- Foto em preto e branco de um jovem sério, moreno claro, de sobrancelhas e lábios espessos, vestindo jaqueta e uma touca de lã pretas. Sobre a foto, há a imagem de um laço preto, simbolizando luto.