Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Gurias&Guris: Juntos para a Redução das Desigualdades

Publicação:

Evento foi realizado no dia 09 de novembro, na Unidade da Uergs em Guaíba
Evento foi realizado no dia 09 de novembro, na Unidade da Uergs em Guaíba

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul promoveu, no dia 09 de novembro, o evento “Gurias&Guris: Juntos para a Redução das Desigualdades”. Essa foi mais uma das ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT-Uergs) e ocorreu na Unidade da Uergs em Guaíba, com a participação de cerca de 80 pessoas das demais unidades da Uergs e de diversas instituições da região metropolitana de Porto Alegre e de outras cidades como Cruz Alta, Bento Gonçalves, São Francisco de Paula e São Luiz Gonzaga.

O objetivo do evento foi discutir sobre as desigualdades vivenciadas por muitas pessoas no seu dia a dia, especialmente no Brasil, considerando a necessidade de se ter mais mulheres, deficientes, negros, indígenas e outros grupos, considerados minoritários, atuando nos diversos setores da sociedade, entre os quais Ciência e Política. “Surgiram referências que reportaram aos temas inclusão de meninas nas diferentes áreas e profissões, oportunidades e direitos iguais, independente de gênero ou opção sexual, inclusão de pessoas com deficiência, e questões gerais sobre preconceito e machismo”, relata a coordenadora da iniciativa, professora Débora Matos.  

Durante todo o evento ocorreu a exposição da desenhista Julia Pasquali, natural de Bento Gonçalves. 

A abertura do Gurias&Guris foi realizada pela pró-reitora de Extensão da Uergs, professora Erli Costa, que ministrou palestra sobre estereótipos femininos, com o título “Vaidade, Profissionalismo e Competência. Combinam?”. O debate levou em consideração que beleza, competência e profissionalismo não são auto excludentes.

Na sequência, a mesa redonda “Mulheres no Poder” contou com a participação de mulheres que ocupam posição de destaque na sociedade, em carreiras competitivas ou consideradas masculinas. Entre elas estavam a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fernanda Garcia, a ex-reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, a pesquisadora da Ufrgs Fernanda Kastensmidth, a delegada da Polícia Civil da Delegacia Especializada no Atendimento para a Mulher de Canoas, Clarissa Demartini, e a coordenadora da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado (Sdect), Maria Paula Merlotti, representando a secretária Susana Kakuta. Após cada uma apresentar as dificuldades e os desafios enfrentados em sua trajetória profissional e pessoal devido a preconceitos e machismo, houve um momento para debate e diálogo entre o público e as convidadas.

Débora apresentou um breve relato sobre os resultados preliminares de uma pesquisa sobre gênero e machismo que surgiu como ação da organização do evento. O formulário pode ser ainda respondido on-line por meio do link: https://pt.surveymonkey.com/r/G-e-G e irá colaborar para compreender melhor sobre tais questões.

A programação contou ainda com aula sobre auto maquiagem para as meninas e cuidados básicos com a pele para os meninos e uma aula de alongamento com o professor de educação física, especialista em Pilates, Rodrigo Vaz. Esteve disponível durante todo o evento um mural onde os participantes podiam deixar seus recados sobre o tema. No encerramento, houve uma reflexão sobre o papel de cada um na redução das desigualdades e preconceitos.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul